Buscar

Qual a diferença entre domínio de elétron ligante e um domínio de elétron não ligante?

💡 4 Respostas

User badge image

Davi Lucas

adsadsssad

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Um dos modos mais utilizados teoricamente para realizar a determinação da geometria molecular, ou seja, para descobrir a forma com que os átomos estão dispostos espacialmente em uma molécula, é pela teoria da repulsão dos pares eletrônicos, também conhecida como teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (RPECV).

A geometria linear também ocorre no caso de moléculas que possuem três átomos e que o átomo central possui um de seus pares eletrônicos não compartilhado. É o caso do CS2. Vamos seguir os passos descritos para determinar a sua geometria.

1- Primeiro escrevemos a sua fórmula eletrônica de Lewis:

Fórmula eletrônica do CS2
Fórmula eletrônica do CS2

2- Agora vamos determinar a quantidade de nuvens eletrônicas. Observe o carbono, que é o átomo central. Ele possui duas ligações duplas, então ele apresenta somente duas nuvens eletrônicas, cuja distância máxima possível forma um ângulo de 180ºC. Portanto, sua geometria é linear.

Geometria linear do CS2
Geometria linear do CS2

Mas existem casos de moléculas que possuem três átomos cuja geometria não é linear, mas sim angular. Isso acontece em moléculas que possuem um ou dois pares de elétrons desemparelhados. A água é um exemplo de molécula que possui geometria angular porque o átomo central (oxigênio) tem dois pares de elétrons não ligantes, conforme mostrado a seguir:

Geometria angular da água

1
Dislike0
User badge image

Thiago Paulino

aaaaaaaaaaaaaaaaaa
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais