Buscar

Porque átomos com par de elétron não-ligante possui orbital P?

Dúvidas em Químicas

💡 3 Respostas

User badge image

Jose Joaquim Raposo Neto

o Hélio tem um par eletrônico q não é ligante e não tem orbital P. não faz sentido essa pergunta. ela só da certo porque depois do helio todos que deixam par de elétrons não ligantes já preencheram ou estão a preencher orbitais do tipo P.
0
Dislike0
User badge image

Lucas Renan Benincasa Pinheiro

vendo solomons 8 edição em português !
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os orbitais são representados por nuvens eletrônicas e são diferentes para cada tipo de ligação; assim, para uma ligação do tipo s temos um orbital esférico; e para uma ligação p, temos um orbital na forma de duplo ovoide. Para o orbital de tipo p, há três possibilidades, pois existem três orientações espaciais possíveis (x, y, z). Considere a molécula de BeF2 (sabe-se experimentalmente que ela existe).


Vamos relembrar como ocorre o processo de hibridização 

Relembrando: a hibridização é a “mistura” de orbitais atômicos puros, que originam orbitais atômicos híbridos equivalentes entre si, porém diferentes dos orbitais puros originais. Assim, isso ocorre nos orbitais do carbono que originalmente eram representados assim:

Representação do orbital atômico do carbono no estado fundamental


Porém, com o recebimento de energia, um elétron (representado por uma seta) do orbital 2s é promovido para o orbital 2p:

Representação do processo de hibridização do carbono

Dessa forma, o carbono fica com quatro orbitais desemparelhados, podendo realizar quatro ligações covalentes, não apenas duas.

No caso da hibridização do tipo sp, sabemos que duas ligações serão pi; essas ocorrem nos orbitais “p” puros, enquanto que os outros dois orbitais, que são híbridos do tipo sp, realizarão as ligações sigma restantes.

fonte:https://brasilescola.uol.com.br/quimica/hibridizacao-tipo-sp.htm

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais