Buscar

Aberta circuitos

No instante t = -250/6 µs uma tensão senoidal é zero e está aumentando. O próximo zero da tensão acontece em t = 1250/6 µs e, em t = 0, ela possui valor igual a 75 V. Essa tensão é aplicada a um indutor, cuja indutância é igual a 2,0 mH. Pede-se: a) Escrever a equação instantânea da tensão. b) O valor, em módulo, da reatância do indutor. c) O valor fasorial da corrente eficaz que circula pelo circuito. d) Desenhar o esboço do diagrama fasorial da tensão e da corrente. e) Se a frequência do sinal ππtensão for reduzida à metade, determinar o módulo da corrente eficaz que circula pelo indutor. OBS: precisa demonstrar os calculos

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Uma corrente alternada sofre alteração no seu valor e no seu sentido ao longo do tempo. Conforme ocorre essa alteração temos diversos tipos de corrente alternada.

O principal tipo de corrente alternada é a senoidal e nela podemos aplicar todos os conceitos que conhecemos de frequência, período, frequência angular e velocidade angular.

Para representar uma onda senoidal podemos utilizar um fasor. Um fasor é um vetor girante. Na imagem a abaixo temos a direita um diagrama fasorial e a esquerda a onda senoidal resultante.

diagramafasorial

O diagrama fasorial é muito utilizado na analise de circuitos de corrente alternada por permitir analisar tensão e corrente de forma fácil, permitindo, por exemplo, a analise da defasagem.

A imagem a seguir nos permite compreender um diagrama fasorial. A direita temos uma onda senoidal ao longo do tempo, no eixo x o tempo e no eixo y a amplitude. A esquerda temos o diagrama fasorial que expressa esta onda o instante t=0.  Podemos perceber que Y’ indica a altura que a onda corta o eixo y e o comprimento do arco  Φ projetado no eixo x é a distancia entre o ponto que a onda corta o eixo x e a origem. Utilizando Φ  Y’ ainda podemos encontrar a amplitude máxima.

diagramafasorial2

É útil saber utilizar o diagrama fasorial para podermos somar grandezas senoidais diretas sem usar a equações das ondas senoidais. Na imagem abaixo temos à direita dois vetores, Vm1 e Vm2 e a soma deles gera Vm e à esquerda temos duas ondas senoidais, b1 e b2, e a soma delas gera a onda b.

Podemos perceber que o gráfico á esquerda corresponde a um diagrama fasorial das ondas mostradas à direita, assim podemos visualizar que a soma dos vetores corresponde a soma das ondas.

diagramafasorial3

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

indutor

Circuitos e Eletrotécnica

UNIUBE

User badge image

sidney souza

Question Icon

Circuitos II

Circuitos II

UNIUBE

User badge image

Iverton Marciano

Question Icon

Circuitos 2

Circuitos Elétricos II

UNIUBE

User badge image

Eletrica uniube

Question Icon

Circuitos elétricos ii

Circuitos Elétricos I

UNIUBE

User badge image

sidney souza