Buscar

Como funciona o acoplamento excitação-contração?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A contratilidade cardíaca é regulada por alterações na concentração de Ca intracelular. A função normal requer que [Ca 2+ ] seja suficientemente alto na sístole e baixo na diástole. Grande parte do Ca necessário para a contração vem do retículo sarcoplasmático e é liberado pelo processo de liberação de cálcio induzida pelo cálcio.


O processo de acoplamento excitação-contração (E-C) liga a excitação elétrica da membrana superficial (potencial de ação) à contração. Desde as medições iniciais no músculo cardíaco, uma enorme quantidade de trabalho mostra as mudanças subjacentes da concentração citoplasmática de cálcio. O Ca liga-se à troponina, resultando no deslizamento dos filamentos grossos e finos, no encurtamento das células e, daí, no desenvolvimento de pressão dentro do ventrículo e ejeção do sangue. A força, portanto, depende da quantidade de Ca ligado à troponina.


O processo depende não apenas de uma combinação das propriedades dos canais e transportadores de Ca, mas também, igualmente importante, de suas localizações precisas e disposição espacial. A despolarização produzida pelo potencial de ação abre canais de Ca do tipo L situados na membrana da superfície e nos túbulos transversais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais