Buscar

Por que o poder legislativo é o mais importante?

O poder legislativo pode ser entendido como o poder mais importante do Estado? 

💡 7 Respostas

User badge image

Diego

Boa noite Jonys,

O poder legislativo não necessáriamente é o mais importante, por mais que esteja ligado intimamente com o processo de formação das leis, ele ainda é dependente dos outros 2 poderes, ou seja, o judiciário e o executivo, uma vez que o poder legislativo por mais que promova um projeto de lei, este ainda deverá passar pelo crivo do judiciário, verificando-se por exemplo, se esta nova lei não irá de afronta com a Carta Maior(constituição), havendo ainda a necessidade do do concenso do poder executivo para está lei entrar em vigor no ordenamento jurídico.

Uma leitura interessante que sugiro, para um maior esclarecimento, é a teoria dos 3 poderes de Montesquieu.

 

Espero ter ajudado ^^

8
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Não, os três poderes tem igual importância no âmbito jurídico. Dizer que o legislativo é o mais importante é o mesmo que falar que você, eu e todos nós fazemos o que é certo porque há uma lei que determina. Isso é verdade? Logicamente não, nós não vemos ninguém andando com VAD debaixo do braço. Fazemos o que é certo porque participamos da construção e compreendemos que é correto, por ai se entende a democracia.

Todos os poderes são de igual importância é não há uma fundamentação para que possamos definir o legislativo como o mais importante, o legislativo legisla o judiciário julga e o executivo executa como funções primordiais obviamente cada um faz um pouco de cada função, dentro dos seu limites.  Não adianta legislar se não tiver um orgão para julgar e executar. Interromper um dos poderes e parar os três. É como um tripé, o mesmo só é sustentado se tiver as três pernas. 

1
Dislike0
User badge image

GLORIA ALENCAR

precisos dos três pois um complementa o outro
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais