Buscar

qual a importância da esterilização em bioprocessos?

💡 2 Respostas

User badge image

gabi moura

na higiene e por conseguinte resulta na inoperância de microorganismos infectantes

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A tecnologia de esterilização é usada no bioprocessamento para produzir meios de cultura, ar e outros materiais de processamento, alimentos e produtos farmacêuticos que são livres de organismos vivos, conforme determinado por procedimentos de testes definidos. Os procedimentos de esterilização incluem o uso de calor seco, vapor, gás, radiação ionizante, filtração e o uso de líquidos e outros materiais de esterilização. Além da filtração, as técnicas restantes envolvem a destruição de microrganismos.


A esterilização por calor úmido pressupõe que a penetração completa do vapor ocorra em todas as partes e superfícies do material a ser esterilizado. O processo é geralmente realizado sob pressão em autoclaves usando vapor saturado, normalmente ajustado a 121°C ou mais, mas pode ser tão baixo quanto 115°C. Cuidados devem ser tomados para determinar o tempo de aquecimento (o tempo necessário para a penetração completa do calor), bem como o tempo de exposição.


Para a penetração total do vapor na carga, a eliminação de ar da câmara é essencial. As principais características são a temperatura, o tempo, a eliminação do ar, a qualidade do vapor e a ausência de sobreaquecimento do vapor. Quando o vapor é aquecido a uma temperatura superior àquela que produziria vapor saturado, ele perde sua capacidade de condensar em umidade quando em contato com a superfície mais fria do material que está sendo esterilizado. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais