Buscar

Questão de Química Analítica Instrumental

A estricnina é uma droga altamente tóxica, que já foi empregada em remédios para a menopausa. Foi proibida no Brasil em portaria de 1980, pois não tem valor terapêutico comprovado. Mesmo sendo proibida ela é facilmente encontrada no mercado. Uma dose de 20 mg pode ser letal. Suponha que você seja um perito, e ao lado de um suicida você tenha recolhido uma garrafa de 600 mL que ainda continha 200 mL de uma solução de estricnina. Daí você recolheu a garrafa e procedeu à seguinte análise: “Pipetou-se uma alíquota de 10,0 mL da solução encontrada para um balão volumétrico de 250 mL. A seguir você mediu o valor de absorbância da solução em 255 nm e cubeta de caminho óptico igual a 1 cm. O valor de absorbância encontrado foi de 0,151”. Sabe-se que para a estricnina temos:

 ε1cm = 377 (solução 1 % = 1 g / 100 mL).

 

a) Qual a massa de estricnina, em mg, restava na solução da garrafa recolhida?

b) Considerando que a garrafa encontrada no local estava inicialmente cheia da solução analisada, quantas vezes a dose letal foi ingerida pelo suicida? Mostre seu raciocínio. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A estricnina é um alcaloide cristalino muito tóxico. Foi muito usado como pesticida, principalmente para matar ratos. Porém, devido à sua alta toxicidade, não só em ratos, mas em vários animais e também o homem, o seu uso é proibido em muitos países.

É praticamente insolúvel em água e pouco solúvel em solventes orgânicos. Estudos mostram que a DL50 oral em ratos varia entre 2,2 e 5,8 mg/kg em fêmeas e entre 6,4 e 14 mg/kg em machos. A DL50 cutânea é de mais de 2.000 mg/kg.

A fonte mais comum dessa substância é de sementes de árvores da espécie Nux vomica, nativa do Sri Lanka, Austrália e Índia. A estricnina é também uma das substâncias mais amargas que existem.  

A estricnina se decompõe rapidamente no solo, sendo pouco provável que contamine água. Porém, pode ser inalada na forma de pó. Também existe o risco de um incêndio em locais onde haja compostos com estricnina gerar vapores venenosos. A absorção pela pele causa reações tóxicas.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais