Buscar

2) A organização escolar colonial teve 3 fases: Jesuítica, pombalina e joanina. A essência de cada uma era

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


As três fases do período colonial estão descritas abaixo:

PERÍODO JESUÍTICO

Os Jesuítas tiveram como propósito à pregação da fé católica e ensino educativo aos índios (ensiná-los a ler e escrever). Foram ministrados também os ensinos profissionalizantes (prática agrícola marcenaria e ferraria) e cursos superiores (letras, filosofia, teologia e ciências sagradas). O aluno que não conseguia se adaptar às normas da escola, era expulso. O Ratio Studirum foi um documento escrito por Inácio Loiola qual regulamentava a escola jesuítica. Os Jesuítas foram os responsáveis por trazer à educação Europeia para o Brasil.

PERÍODO POMBALINO

Os Jesuítas foram expulsos das colônias pelo Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 à 1777, com objetivos bem diferentes. Pombal tinha como foco melhorar a visão de Portugal perante as outras potências europeias da época, sendo assim organizou as escolas conforme os interesses do Estado. As mudanças do Marquês de Pombal ocasionaram uma precarização na educação brasileira.

PERÍODO JOANINO

A família real veio para o Brasil em 1807 devido a Portugal ser invadido pela França. Houve mudanças em sentido intelectual, como a criação da Imprensa Régia em 13 de Maio de 1808, da primeira biblioteca pública e do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro em 1810, do Museu Nacional em 1818, e de jornais, como, o gazeta e o Patriota. Foram criados cursos de agricultora, na Bahia; de escolas de serralheiros, em Minas Gerais e a criação do laboratório de química; no Rio de Janeiro. Na área educacional, fundou-se uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesas e francesas, retórica, aritmética, desenho e pintura, cursos superiores para civis e militares em diversas áreas (medicina, engenharia, e técnicos em agricultura, economia e industrial). O ensino primário manteve seu direcionamento para os cursos técnicos e já o primário, continuou sendo direcionado para o nível técnico (início dos cursos superiores no Brasil).


Portanto, a essência do período jesuítico foi a fé (catequização) já o período pombalino a essência foi a organização da escola para os interesses do estado, e por fim o período Joanino qual foi caracterizado pelo intelecto (ex: início dos cursos de nível superior).

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

não

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História da Educação.


As três fases do período colonial estão descritas abaixo:

PERÍODO JESUÍTICO

Com objetivos à pregação da fé católica e ao trabalho educativo, os Jesuítas se dedicaram. E para isso ensinaram os índios a fé católica, sendo necessário ensiná-los a ler e escrever. Também iniciaram com os ensinos profissionalizantes estendendo-se para o sul, incluía de prática agrícola marcenaria e ferraria. O aluno que não consegue a se adaptar às normas da escola, é expulso. A escola Jesuítica eram regulamentados por um documento escrito por Inácio Loiola, chamado Ratio Studiorum. Além dos cursos profissionalizantes, tinha cursos superiores como: letras, filosofia, teologia e ciências sagradas. Os Jesuítas trouxeram à educação Europeia para o Brasil de uma forma organizada.

PERÍODO POMBALINO

Os Jesuítas foram expulso das colônias por Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal de 1750 à 1777, com objetivos bem diferentes. Pombal pensava em reerguer Portugal da decadência que se encontrava diante de outras potências europeias da época, a educação Jesuítica não convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal, ou seja, se as escolas da Companhia de Jesus tinham interesses da fé, Pombal pensou em organizar a escola para reunir aos interesses do Estado.

Por meio de um alvará de 28 de junho de 1759, Pombal criava as aulas régias de latim, grego e retórica. Criou também a Diretoria de Estudos que só passou a funcionar após o afastamento de Pombal. A educação no Brasil estava estagnada e para solucionar esse problema Portugal instituiu o subsídio literário para manutenção dos ensinos primário e médio. Os professores eram mal preparados para a função e estes eram nomeados por indicação, o resultado da decisão de Pombal foi que, no princípio do século XIX, a educação brasileira estava reduzida a praticamente nada.

PERÍODO JOANINO

Com a invasão de Portugal, em 1807, pelas tropas Francesas, a família real e a corte se viram obrigadas a vir para o Brasil sob a guarda inglesa. Com interesses envolvidos abriram-se os postos às nações amigas.

Houve mudanças em sentido intelectual, como a criação da Imprensa Régia em 13 de Maio de 1808, da primeira biblioteca pública e do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro em 1810, do Museu Nacional em 1818, e de jornais, como, o gazeta e o Patriota.

Foram criados cursos de agricultora, na Bahia; de escolas de serralheiros, em Minas Gerais e a criação do laboratório de química; no Rio de Janeiro.

Na área educacional, foi fundado uma escola de educação, onde se ensinavam as línguas portuguesas e francesas, retórica, aritmética, desenho e pintura. Em maio de 1808, o curso superior era voltado para a formação de civis e militares, engenheiros, médicos e cirurgiões para o exército; e técnicos em economia, agricultura e industrial para a marinha, esses cursos representaram o início do nível superior de ensino profissionalizante, já o primário, continuou sendo direcionado para o nível técnico; e o ensino secundário continuou à organização de aulas régias.


Portanto, a essência do período jesuítico foi a fé (catequização) já o período pombalino a essência foi a organização da escola para is interesses do estado, e por fim o período Joanino qual foi caracterizado pelo intelecto (ex: início dos cursos de nível superior).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais