Buscar

Dada a funçãoo f(x) = ex. Aproxime esta função por uma função do tipo h(x) = a0 + a1x no intervalo [−1, 1]. A solução é dada por:

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Cálculo, mais especificamente sobre os Polinômios de Taylor.

Dada uma função \(f(x)\) derivável até a ordem \(n\), o Polinômio de Taylor de ordem \(n\) de \(f(x)\) , \(P_n(x)\), ao redor do ponto \(x_0\) está expresso abaixo:

\(P_n(x)=f(x_0)+\dfrac{f'(x_0)}{1!}\cdot(x-x_0)+\dfrac{f''(x_0)}{2!}\cdot(x-x_0)^2+\ldots+\dfrac{f^{n}(x_0)}{n!}\cdot(x-x_0)^n\)

Para o problema em questão, tem-se \(f(x)=e^x\). Desenvolvendo o Polinômio de Taylor ao redor de um ponto no centro do intervalo \([-1,1]\), isto é, no ponto \(x_0=0\), para os dois primeiros termos, resulta que:

\(\begin{align} P_n(x)&=e^{x_0}+\dfrac{e^{x_0}}{1!}\cdot(x-x_0) \\&=e^0+\dfrac{e^0}{1}\cdot(x-0) \\&=1+\dfrac{1}{1}\cdot x \\&=1+x \end{align}\)

Portanto, o Polinômio de Taylor da função \(f(x)=e^x\) ao redor de um ponto \(x_0=0\) é \(\boxed{\begin{align} P_n(x)&=1+x \end{align}}\).

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais