Buscar

O que é Cláusula Pétrea?

💡 3 Respostas

User badge image

Rita Coutinho

Cláusulas pétreas são limitações materiais ao poder de reforma da constituição de um Estado. Em outras palavras, são dispositivos que não podem haver a alteração, nem mesmo por meio de emenda, tendentes a abolir as normas constitucionais relativas às matérias por elas definidas. .

0
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Um bom exemplo é o art. 60 da CF. O § 4º é uma Cláusula Pétrea explícita ("Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir...) e todo o caput do art. é cláusula pétrea implícita.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As cláusulas pétreas são dispositivos constitucionais que não pode ser alterados nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

As cláusulas pétreas inseridas na CRFB de 1988 estão dispostas em seu artigo 60, § 4º. São elas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais.

O artigo 60, §4, no entanto, não é taxativo. Há também, no decorrer do texto da constituição, as chamadas cláusulas pétreas implícitas, como por exemplo a titularidade do poder constituinte originário; o procedimento de emenda constitucional; e os sistemas e formas de governo; 

Atenciosamente,

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais