Buscar

QUAL A FUNÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SISTEMA NERVOSO PERIFERICO SENCORIAL E SISTEMA PERIFERICO MOTOR?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder a esta questão, utiliza-se os conceitos de Sistema Nervoso e de suas subdivisões.


Lembre-se que cada subdivisão do Sistema Nervoso é composto por diferentes órgãos e, portanto, possui diferentes funções. No entanto, de modo geral, o Sistema Nervoso é responsável pela regulação de todas as atividades do organismo. Vamos abordar as divisões pedidas no enunciado:

O Sistema Nervoso Central é composto pelo Encéfalo (que compreende alguns órgãos, como o Cérebro) e Medula Espinhal. Desta forma, essa divisão é responsável pelas funções de recepção de estímulos sensoriais e controle da coordenação motora, além do armazenamento de memória e processamento de emoções e pensamentos.

O Sistema Sensorial é composto pelos órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, etc) e é associado a partes do Sistema Nervoso Central e Periférico. De modo geral, este Sistema é responsável por realizar a análise dos estímulos captados a partir dos órgãos que o compõem. Tais informações sensoriais são emitidas para Sistema Nervoso Central para manutenção de suas próprias funções.

O Sistema Motor, por sua vez, é composto por dois neurônios motores, um localizado no córtex cerebral e outro na medula. Este Sistema possui a funcionalidade de coordenar todo e qualquer movimento motor, seja voluntário ou involuntário, a partir do processamento de um intuito neural.


Veja, então, que o Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber informações relacionadas aos sentidos e por emitir comandos para a estrutura motora do corpo. O Sistema Sensorial é o responsável por interpretar e emitir os estímulos sensoriais ao SNC. Por fim, o Sistema Motor é o responsável por receber e interpretar os comandos motores emitidos pelo SNC.

1
Dislike0
User badge image

Iraci Martins

qual a funcao e o objetivo fisiologico do sistema nervoso
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais