Buscar

Por que se utiliza álcool (e não água destilada) para visualizar a saída do exsudato?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O exsudato é produto de uma inflamação. Para simplificar: se não houver inflamação, não há exsudato. A quantidade de exsudato produzido está também relacionada com a extensão da inflamação. Isto se deve ao fato de que o líquido da ferida (exsudato) é o meio de transporte das células que são recrutadas para a área da ferida.


A composição do exsudato em feridas  crônicas (por exemplo, úlceras por pressão, úlceras diabéticas e úlceras vasculares) demonstra que difere marcadamente do fluído em outras feridas agudas. Esta composição é vista como sendo um indicador da cicatrização.


Não é incomum a divulgação do equivocado conceito de que o exsudato é um elemento ruim. Na realidade, sabemos hoje que o exsudato é um auxiliar da cicatrização na medida em que:

evita o ressecamento do leito das feridas

auxilia na migração das células que participam do processo de regeneração dos tecidos

aporta nutrientes essenciais para o metabolismo celular

contribui para a difusão de fatores de crescimento e imunitários

participa do desbridamento autolítico


Embora não se conheça uma medida exata da produção de exsudato na ferida, é universalmente aceito que a superfície da ferida deva ser mantida úmida com álcool para aperfeiçoar o seu tratamento. Qualquer alteração do seu estado de umidade poderia ser visto como sendo nocivo para os tecidos da ferida e adversamente afetando o processo de cicatrização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais