Buscar

Quais são as cavidades do Sistema Nervoso Central(ventrículos) e em quais partes elas são encontradas?

💡 1 Resposta

User badge image

Shine

Nas transformações sofridas pelas vesículas primordiais, a luz do tubo neural primitivo permanece e apresenta dilatada em algumas das subdivisões das vesículas, denominando os ventrículos. Estes são estruturas que apresentam comunicação entre si. 

Os ventrículos laterais (direito e esquerdo) originam da luz do telencéfalo. O III (terceiro) ventrículo origina da luz do diencéfalo. Os ventrículos laterais comunicam com o III através do forame interventricular. 

O aqueduto cerebral origina da luz estreitada do mesencéfalo, o qual comunica o III com IV ventrículo. O IV (quarto) ventrículo origina da luz do rombencéfalo. Este é continuado pelo canal central da medula e se comunica com o espaço subaracnoide. 

Líquor 

É um fluido aquoso e incolor de composição química pobre em proteína que ocupa o espaço subaracnóideo e as cavidades ventriculares. Pode ser chamado também de líquido cérebro espinhal. 

Sua principal função é proteger o SNC, agindo como um amortecedor de choques. É produzido por uma estrutura especial, o plexo corióide. 

Estão situados no assoalho dos ventrículos laterais e no teto do III e IV ventrículo. 

Resumindo a divisão anatômica do SNC, esta pode ser descrita da seguinte maneira. 

A maior parte do encéfalo corresponde ao cérebro. Este pode ser dividido em lobos, correspondendo cada um, ao osso do crânio com quem mantém relações. Então, temos o lobo frontal, occipital, parietal e temporal. 

Do tronco encefálico originam 12 pares de nervos, denominados nervos cranianos, que saem pela base do crânio através de forames ou canais. Da medula espinhal saem 31 pares de nervos, denominados nervos espinhais, que saem da coluna vertebral através de forames intervertebrais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais