Buscar

Qual a distinção entre competência privativa e competência concorrente? (artigos 22, I da CF e 24, I e XI)

Qual é a correlação entre esses dispositivos e suas diferenças? 

(dúvida tirada do livro Curso de Direito Processual Civil, vol 2 Tomo I, 7º edição - Cassio Scarpinella Bueno) 

💡 3 Respostas

User badge image

Carina Fraiz

A competência privativa é aquela que cabe à União legislar sobre determinada matéria, entretanto, ela pode delegá-la a outro ente federado(Estado, Município).

A competência concorrente se dá em razão da repartição vertical de competências, que é a capacidade política legislativa entre os entes federados, sob determinados critérios, que permite que os entes possam exercer a possibilidade de legislar sobre os mesmos temas nos âmbitos dos interesses prevalecentes: federal, regional (Estados e Distrito Federal) e, no Brasil, local (Municípios e Distrito Federal).

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A expressão competência privativa diz respeito à atribuições da União, ou seja, trata dos temas que somente a união pode legislar sobre. Nathalia Masson assim ensina:

“Estas nos indicam que a União irá legislar sobre algum tema, sobre algo; por isso os incisos são todos iniciados com substantivos: "desapropriação", "trânsito e transporte", "direito civil", "comércio exterior e interestadual", "jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia", "competência da polícia federal e das polícias rodoviária e ferroviária federais", etc.

São atribuições delegáveis, não porque o termo utilizado no caput do artigo foi "privativamente" - afinal, este é só um indicativo da possibilidade de delegação -, mas porque existe (no parágrafo único do are. 22) autorização constitucional expressa para que a delegação ocorra.”

(...)

“a União não poderá delegar toda a matéria contida no inciso, mas tão somente questões específicas das matérias ali relacionadas. Como exemplo: na LC nº 1 03/2000 a União delegou aos Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de legislarem não sobre toda a matéria "direito do trabalho", mas sim relativamente a uma questão específica da matéria, qual seja, o "piso salarial";”

Competência concorrente, por sua vez, “é não cumulativa, afinal existe determinação expressa de limites à atuação dos entes, ou seja, as tarefas de cada um estão definidas de antemão.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a competência da União se resume à edição da normatizaçáo geral (arr. 24, § 1°, CF/88). Por seu rumo, os Estados-membros e o Distrito Federal serão competentes para fixar as normas específicas, complementando a norma geral elaborada pela União (competência suplementar-complementar, prevista no art. 24, § 2°, CF/88).

Se a União, porventura, não editar as normas gerais, de acordo com a Constituição (are. 24, § 3°, CF/88) os Estados-membros e o Distrito Federal poderão exercer competência legislativa plena, para atenderem a suas peculiaridades. Referida competência (intitulada "suplementar supletiva") é prevista para os Estados rendo em vista a impossibilidade de eles editarem uma norma complementar se não há norma geral (não se complementa o nada!), logo poderão editar canto a norma geral (que valerá apenas no âmbito de sua esfera federativa), quanto a especificação dela (o complemento).

Todavia, pode acontecer de, posteriormente à edição da norma geral por um Estado (ou pelo DF), ante a inércia da União, este ente decidir-se pela atuação e, finalmente, editar a norma geral. Nesse caso, teremos a superveniência da norma geral federal. E se qualquer Estado membro ou o Distrito Federal já tiver exercido a atribuição do § 3° do are. 24 (competência suplementar-supletiva), valerá a norma federal posterior, que terá o condão de suspender a norma estadual (ou distrital) anterior, onde houver contrariedade entre elas (are. 24, § 4°, CF/88).” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pg. 526-527 e 536)

 

2
Dislike0
User badge image

Maíra Brito

Obrigada Carina Fraiz!!!! Me ajudou muito!!!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais