Buscar

Tendo como base o fragmento do texto do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx, relacione-o com os conceitos de ‘consciência de classe’

sociologia

 

💡 5 Respostas

User badge image

Alessandro Silva

Classes

Para Marx o conceito de classe é muito importante, segundo ele sempre vão existir duas classes com preceitos distintos, uma que é dominada e a outra dominante. Na obra como exemplo temos o proletariado lutando por seus direitos e a burguesia impondo suas condições. Nos trechos a seguir a descrição de cada classe é demonstrada.

Capitalista

“Ser capitalista significa ocupar não somente uma posição pessoal, mas também uma posição social na produção. O capital é um produto coletivo: só pode ser posto em movimento pelos esforços combinados de muitos membros da sociedade, e mesmo, em última instância, pelos esforços combinados de todos os membros da sociedade.”

Proletariado

“O preço médio que se paga pelo trabalho assalariado é o mínimo de salário, isto é, a soma dos meios de subsistência necessária para que o operário viva como operário. Por conseguinte, o que o operário obtém com o seu trabalho é o estritamente necessário para a mera conservação e reprodução de sua vida. Não queremos de nenhum modo abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho, indispensável à manutenção e à e produção da vida humana, pois essa apropriação não deixa nenhum lucro líquido que confira poder sobre o trabalho alheio. O que queremos é suprimir o caráter miserável desta, apropriação que faz com que o operário só viva para aumentar o capital e só viva na medida em que o exigem os interesses da classe dominante.”

“Na sociedade burguesa, o passado domina o presente; na sociedade comunista é o presente que domina o passado. Na sociedade burguesa, o capital é independente e pessoal, ao passo que o indivíduo que trabalha não tem nem independência nem personalidade. a abolição de semelhante estado de coisas que a burguesia verbera como a abolição da individualidade e da liberdade. E com razão. Porque se trata efetivamente de abolir a individualidade burguesa, a independência burguesa, a liberdade burguesa.”

 

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/historia/manifesto-comunista-uma-analise.htm

0
Dislike0
User badge image

Diana Rosa

A crítica ao crescimento industrial e ao aumento da divisão do trabalho ocorreu apenas no sentido de que eles intensificaram a exploração do trabalhador, mas que abriam possibilidades para uma melhoria nas condições materiais de vida caso houvesse um controle dos trabalhadores sobre esses aspectos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na teoria política e, em particular, no marxismo, a consciência de classe é o conjunto de crenças que uma pessoa mantém em relação à sua classe social ou posição econômica na sociedade, a estrutura de sua classe e seus interesses de classe.


É uma consciência que é fundamental para desencadear uma revolução que "criaria uma ditadura do proletariado, transformando-a de uma massa assalariada, sem propriedades, na classe dominante", de acordo com Karl Marx.


Embora o teórico alemão Karl Marx raramente tenha usado o termo "consciência de classe", ele fez a distinção entre "classe em si", que é definida como uma categoria de pessoas que têm uma relação comum com os meios de produção e uma "classe para si".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais