Buscar

Como é o processo de clivagem?

💡 2 Respostas

User badge image

MEDUFMA 106

Acontece normalmenre quando o zigoto atravessa a tuba uterina em direção ao útero. Durante este processo o zigoto está dentro da zona pelúcida e sua divisão em blastâmero acontece cerca de 30h após sua formação. Em seguida ao estágio de 9células , os blastomeros mudam de forma e se compactam, este fenomeno é provavelmente mediado por glicoproteinas de adesão. Quando já existem de 12 a 32 blastomeros, o ser humano em desenvolvimento atinge o estágio de mórula. As células internas da mórula estão envoltas por uma camada celular externa. A estrtura morular começa a se formar 3 dias após a fertilização e então alcança útero. Ocorrendo isto surge no interior da mórula a cavidade blastocística, um espaço que será preenchido por um fluído. Este fluído aumenta na cavidade, separando os blastômeros em dois tipos:

-TROFOBLASTO: é uma camada celular externa delgada, que irá compro a parte embrionária da placenta.

-EMBRIOBLASTO: é um grupo de blastâmeros, situado no centro da massa celular interna, que originará o embrião.

Todos esse processo de desenvolvimento é conhecido como blastogênese, e o concepto neste estágio é chmado de blastocisto. O embrioblasto então se projeta para a cavidade blastocistica e o trofoblasto forma a parede do blastocisto, que aumenta rapidamente de tamanho assim que a zona pelúcida se degenera. Por volta de 6 dias após a fertilização o blastocisto adere ao epitélio endometrial.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Clivagem são as primeiras divisões celulares de um zigoto (ovo fertilizado). Inicialmente, o zigoto se divide ao longo de um plano longitudinal. A segunda divisão também é longitudinal, mas a 90 graus do plano do primeiro. A terceira divisão é perpendicular aos dois primeiros e é equatorial em posição. Essas primeiras divisões produzem células separadas chamadasblastômeros .


As primeiras clivagens ocorrem simultaneamente em todos os blastômeros (células), mas à medida que o número de células aumenta, a simultaneidade é perdida e os blastômeros se dividem independentemente. Pouco crescimento ocorre entre as divisões. Mesmo após várias divisões, o grupo de blastômeros é aproximadamente do mesmo tamanho que o zigoto original. Apenas a nova cromatina (material nuclear) é sintetizada entre as divisões, e isso ocorre às custas do citoplasma.


O padrão de clivagem varia entre os grupos de animais , mas é bastante padrão para todos os indivíduos de uma determinada espécie. Esses ovos, como os ovos das aves que contêm muito gema, muitas vezes não se dividem completamente através da região rica em vitelo e são chamados meroblásticos.


Os blastômeros na região livre de gema clivam completamente e resultam no embrião propriamente dito, enquanto os blastômeros periféricos se transformam no saco vitelino. Ovos com pouca gema dividem-se completamente e são denominados holoblásticos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais