Buscar

O que determina o custo de oportunidade é:

💡 3 Respostas

User badge image

Maria Eduarda Guimarães

O que determina o custo de oportunidade é:
um processo de inflação
uma diminuição de preços
a produção da empresa
uma necessidade premente
a escassez de recursos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Na teoria microeconômica , o custo de oportunidade , ou custo alternativo , de fazer uma escolha específica é o valor da escolha mais valiosa dentre as que não foram tomadas. Quando uma opção é escolhida dentre alternativas, o custo de oportunidade é o "custo" incorrido por não usufruir do benefício associado à melhor opção alternativa.

Em termos simples, o custo de oportunidade é o benefício perdido da próxima melhor alternativa que não está selecionada. O custo de oportunidade é um conceito-chave em economia e foi descrito como expressando "a relação básica entre escassez e escolha ".

A noção de custo de oportunidade desempenha um papel crucial nas tentativas de garantir que recursos escassos sejam usados com eficiência. Os custos de oportunidade não se restringem aos custos monetários ou financeiros: o custo real da produção perdida , tempo perdido, prazer ou qualquer outro benefício que ofereça utilidade também deve ser considerado um custo de oportunidade.

O custo de oportunidade de um produto ou serviço é a receita que poderia ser obtida com seu uso alternativo. Em outras palavras, o custo de oportunidade é o custo da próxima melhor alternativa de um produto ou serviço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais