Buscar

Explique o regime de câmbio fixo , flutuante e de bandas cambiais.

Respostas

User badge image

Helder Andrade

Câmbio fixo

O câmbio fixo é aquele em que o valor da moeda estrangeira (geralmente o dólar) é fixado pelo governo. Desta forma, a moeda nacional passa a ter um valor fixo em relação a essa moeda-lastro.

Vantagem: possibilita um melhor controle sobre a inflação.

Desvantagem: pode ocasionar a valorização excessiva da moeda nacional, provocando a diminuição das exportações e aumento de importações (no caso da moeda estrangeira mantida desvalorizada).

Câmbio flutuante

O sistema de câmbio flutuante é aquele em que o mercado estabelece os valores das taxas de câmbio. Este processo ocorre através da lei de oferta e procura. Neste sistema podem ocorrer grande variações das taxas de câmbio em intervalos curtos de tempo.

Vantagem: o próprio mercado regula as taxas de câmbio, não ocasionando distorções cambiais na economia.

Desvantagem: a valorização excessiva de moedas estrangeiras pode ocasionar inflação, enquanto a desvalorização destas moedas pode ocasionar diminuição das exportações.

Banda cambial

Neste sistema cambial, a autoridade monetária do país (no Brasil é o Banco Central) permite a variação das taxas de câmbio dentro de um determinado limite (valor máximo e valor mínimo). Esse intervalo é chamado de banda cambial. Quando as taxas de câmbio saem deste intervalo, então ocorre a intervenção do Banco Central, que atua comprando ou vendendo moeda estrangeira. Com isso, ele consegue fazer com que a taxa passe a operar dentro daquele intervalo estabelecido.

Vantagens: possibilita uma variação cambial, porém sem grandes valorizações ou desvalorizações, permitindo maior previsibilidade ao mercado financeiro. Outra vantagem é que a banda pode ser mudada de tempos em tempos, de acordo com a situação econômica interna ou externa, acompanhando assim as necessidades do mercado cambial.

Desvantagem: em muitos casos este sistema pode gerar certo artificialismo cambial, prejudicando os agentes econômicos nacionais.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma taxa de câmbio é a taxa na qual uma moeda pode ser trocada por outra. Em outras palavras, é o valor da moeda de outro país comparado ao seu próprio país. Se você estiver viajando para outro país, precisará "comprar" a moeda local. Assim como o preço de qualquer ativo, a taxa de câmbio é o preço pelo qual você pode comprar essa moeda.

Existem duas maneiras pelas quais o preço de uma moeda pode ser determinado em relação a outra. Uma taxa fixa ou atrelada é uma taxa que o governo ( banco central ) define e mantém como a taxa de câmbio oficial. Um preço fixo será determinado em relação a uma moeda mundial importante. A fim de manter a taxa de câmbio local, o banco central compra e vende sua própria moeda no mercado de câmbio em troca da moeda à qual está atrelada.

Ao contrário da taxa fixa, uma taxa de câmbio flutuante é determinada pelo mercado privado através da oferta e demanda . Uma taxa flutuante é muitas vezes denominada "autocorretiva", pois quaisquer diferenças na oferta e na demanda serão automaticamente corrigidas no mercado. 

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina