Buscar

inflamação

A inflamação pode ser conceituada, portanto, como uma resposta local do tecido vascularizado agredido, caracterizada por alterações do sistema vascular, dos componentes líquidos e celulares, bem como por adaptações do tecido conjuntivo vizinho. Desta forma, pode ser considerada uma reação de defesa local.

Inúmeras são as causas ou os agentes responsáveis pelas alterações encontradas na inflamação, sendo divididos em grupos conforme a natureza do agente. Assim, têm-se os agentes químicos, para designar o grupo das substâncias químicas, endógenas ou exógenas, que causam injúrias às células (ex.: tetracloreto de carbono, álcool); os agentes físicos, que agrupam as causas de natureza mecânica, elétrica, radioativa, de mudanças na temperatura etc.; e os agentes biológicos, englobando todos os seres vivos capazes de alterar a função celular (ex.: vírus, bactérias, fungos).

Para tornar-se um agente inflamatório, ou seja, um estímulo que desencadeie esses fenômenos de transformação nos tecidos, o agente lesivo tem que ser suficientemente intenso para provocar tais reações e ultrapassar as barreiras de defesa externas (como a derme, por exemplo), sem contudo alterar a vitalidade do tecido em que atua.

 

 

inflamatória é uma resposta inescífica do organismo, onde o principal objetivo é eliminar o organismo causador do distúrbio. Para isso, as células do sistema imune irão secretar diversas citocinas que irão recrutar mais células para a área lesionada, irão estimular que outras células secretem mais citocinas que podem agir em sinergismo ou antagonismo à citocina já secretada e ainda irá agir como regulador da resposta inflamatória, cessando o estímulo e eliminando a resposta como um todo.

💡 1 Resposta

User badge image

Eriwelton Silva

vou da um a olhada 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais