Buscar

Explique o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático e parassimpático quanto ao descanso e digestão, e fuga ou luta.

💡 2 Respostas

User badge image

Kelen

O sistema nervoso simpático, tbm conhecido com um sistema de luta ou fuga, prepara o organismo para situações de emergência ou ameaça. Ele prioriza o fluxo sanguíneo para os musculos, sistema cardiovascular e cérebro. O neurônio pós ganglionar manda o neurotransmissor noradrenalina para os órgãos, como o estômago. Quando a NA se ligar no receptor ela ira inibir a atividade do estômago. 

O sisterma nervoso parasimpático é prioriza o descanso e a digestão. O neurônio pós ganglionar manda o neurotransmissor acetilcolina que ira se ligar no receptor do estômago a atividade gastrointestinal. 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é composto por dois conjuntos antagônicos de nervos: o Sistema Nervoso Simpático (SNS) e o sistema nervoso parassimpático (SNPS), que podem ser descritos, resumidamente, da seguinte forma:

  • Sistema Nervoso Simpático (SNS): é a parte do sistema nervoso autônomo que diz respeito especialmente à preparação do corpo para reagir a situações de stress ou de emergência, que contém principalmente fibras adrenérgicas e tende a comprimir a secreção, a diminuir a contratilidade do músculo liso, a aumentar o ritmo cardíaco, a contrair os vasos sanguíneos e a aumentar a pressão sanguínea.
    • Os hormônios que estão envolvidos na ativação do sistema nervoso simpático são a noradrenalina e a adrenalina; estas são libertadas em resposta a situações de emergência dentro do corpo.
  • Sistema Bervoso Parassimpático (SNPS): funciona de uma maneira mais lenta, mais estável, e muitas vezes inibitória em relação ao simpático. Enquanto que o sistema simpático é muitas vezes designado por sistema de “fuga” ou “luta”, o sistema parassimpático é designado por sistema de “descanso” e “digestão” ou “alimentar” e “ procriar”. Age de modo a contrabalançar o sistema simpático, restabelecendo o corpo num estado de calma. Este conserva a energia, uma vez que diminui o ritmo cardíaco, aumenta a atividade intestinal e das glândulas, e relaxa os músculos do esfíncter do tracto gastrointestinal. Mais ainda, funciona em ações como a síntese do glicogénio e diminuição da pressão sanguínea.
    • É um sistema lento e os seus neurônios movem-se ao longo de caminhos longos, utilizando principalmente a acetilcolina (ACh) como o seu neurotransmissor, apesar de péptidos (tais como colecistoquinina) poderem atuar sobre o sistema parassimpático também como neurotransmissores.

Fontes: http://knoow.net/ciencterravida/biologia/sistema-nervoso-parassimpatico/. Acesso em 14 de Julho de 2018.

http://knoow.net/ciencterravida/biologia/sistema-nervoso-simpatico/. Acesso em 14 de Julho de 2018.


Portanto, o Sistema Nervoso Simpático (SNS) é ligado a situações como de fuga ou luta, enquanto o Sistema Nervoso Parassimpático (SNPS) é relacionado a situações como de descanso e de digestão. Além disso, os dois constituem o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) e são necessários, fornecendo seus efeitos opostos, para o corpo estar em equilíbrio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais