Buscar

É possível que o representante do Ministério Público promova a ação penal (denúncia) sem a realização de prévio inquérito policial?

É possível que o representante do Ministério Público promova a ação penal (denúncia) sem a realização de prévio inquérito policia? E sem peças de informação? Justifique sua resposta.

💡 10 Respostas

User badge image

Estudante PD

1º É possível a  promoção de ação penal pública sem a realização do inquérito? A resposta é sim, pois, o inquérito policial é dispensável para a propositura da ação penal conforme o artigo 39 §5º do Código de Processo Penal que dispõe:  "O órgão do Ministério Público dispensará o inquérito, se com a representação forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ação penal, e, neste caso, oferecerá a denúncia no prazo de quinze dias".

2 º E sem peças de informação? Em regra, não pois poderá haver a rejeição pelo juiz por falta de justa causa, isto é, lastro probatório mínimo para o início da ação penal. Conforme artigo 39 §º 2º do Código de Processo Penal: "A representação conterá todas as informações que possam servir à apuração do fato e da autoria".

 

2
Dislike1
User badge image

Suellen Brasil

O Ministério Público pode oferecer denúncia independentemente de investigação policial, desde que possua os elementos mínimos de convicção quanto à materialidade e aos indícios de autoria, como no caso (art. 46, § 1º, do CPP).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais