Buscar

Contrato de mandato

José, interessado em vender um imóvel de sua propriedade, celebrou com Maria contrato de mandato, outorgando-lhe, por instrumento particular, uma procuração com poderes para alienar, receber, dar quitação, assinar contrato de compra e venda por instrumento particular e a respectiva escritura pública.

José combinou com Maria que o valor da venda não poderia, de forma alguma, ser inferior a R$ 150.000,00, orientação esta, entretanto, que não constou da procuração, para não prejudicar as estratégias de negociação com terceiros. Após alguns dias, Maria, ansiosa para celebrar logo a venda, firmou com Antônio Promessa de Compra e Venda tendo por objeto o imóvel de José, pelo valor de R$ 100.000,00, pois Maria não teve de imediato nenhuma outra proposta por valor superior. Pergunta-se:

a) A compra e venda é oponível a José?

b) Poderá Maria firmar a escritura pública de compra e venda?

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Sergio

a) Sim. Maria não excedeu os limites do mandato, embora contrariando as instruções verbais de José. Este, por sua vez, pode pleitar perdas e danos em face da mandatária (CC art. 679).

b) Não, pois a procuração foi outorgada por instrumento particular. Como o ato a ser praticado exige a forma pública, o mandato sujeita-se a mesma forma (CC art. 657).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais