Buscar

Diferencie, de forma crítica, os delitos de concussão, corrupção passiva, extorsão e exercício arbitrário das próprias razões.

💡 2 Respostas

User badge image

Julio G Pagnosi

De uma forma bem simples, mas sem deixar de ser crítica:

a) Concussão: aqui é o funcionário público que toma a postura ativa, é ele que exige a vantagem indevida.

b) Corrupção passiva: aqui temos o caso inverso, o funcionário público com uma postura passiva - o funcionário solicita ou aceita a vantagem indevida. Lembre aqui que o crime é formal: ele é consumado quando praticada uma das duas condutas, de forma que não é necessário que o funcionário público efetivamente receba a vantagem oferecida/solicitada.

c)Extorsão: no crime de extorsão temos um agente, não necessariamente funcionário público, diferente dos delitos acima, que, mediante violência ou grave ameaçaconstrange alguém, com a finalidade de obter vantagem indevida. Percebemos, portanto, que o agente tem uma postura agressiva, o que não se verifica nos crimes acima.

d) Exercício arbitrário das próprias razões: este delito caracteriza-se pela chamada "justiça com as próprias mãos". Ele se verifica quando o agente, ao invés de seguir o procedimento legalmente prescrito para ver efetivado seu direito, age por conta própria. Atente-se que o agente efetivamente tem o direito, sua intenção é legítima, o que caracteriza o crime é o seu meio de agir, que viola os ditames da lei. Ressalte-se também que a lei autoriza esse tipo de conduta em alguns casos, como o desforço imediato por parte da vítima contra o agente que lhe rouba um objeto. 

Espero ter ajudado :D

 

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Primeiramente deve ser lido os dispositivos de cada crime descrito:

Extorsão

        Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa:

        Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

        § 1º - Se o crime é cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um terço até metade.

        § 2º - Aplica-se à extorsão praticada mediante violência o disposto no § 3º do artigo anterior.                     Vide Lei nº 8.072, de 25.7.90

§ 3o  Se o crime é cometido mediante a restrição da liberdade da vítima, e essa condição é necessária para a obtenção da vantagem econômica, a pena é de reclusão, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, além da multa; se resulta lesão corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, §§ 2o e 3o, respectivamente.     

 Concussão

        Art. 316 - Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida:

        Pena - reclusão, de dois a oito anos, e multa.

  Corrupção passiva

        Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

        Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003)

        § 1º - A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.

        § 2º - Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:

        Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa.

    Exercício arbitrário das próprias razões

        Art. 345 - Fazer justiça pelas próprias mãos, para satisfazer pretensão, embora legítima, salvo quando a lei o permite:

        Pena - detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência.

A diferença entre extorsão e concussão:

A extorsão é um crime contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa, já a concussão é um crime contra a administração pública em que o sujeito ativo deve ser funcionário público. Na extorsão há um constrangimento com violência ou grave ameaça já na concussão há uma exigência de uma vantagem indevida. 

A diferença entre extorsão e corrupção passiva: A extorsão é um crime contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa, já a corrupção passiva é um crime contra a administração pública em que o sujeito ativo deve ser funcionário público. Há diferença também nas condutas em que aquela é feita mediante a violência ou grave ameaça já em relação a esta é feita com a mera solicitação ou recebimento. 

A diferença entre extorsão e exercício arbitrário das próprias razões: A extorsão é um crime contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa, já o exercício arbitrário das próprias razões é um crime contra a administração da justiça em que o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Há diferença nas condutas em que aquela é feita mediante a violência ou grave ameaça em busca de uma vantagem indevida já em relação a esta a vantagem é devida. 

A diferença entre concussão e corrupção passiva: ambos são praticados por funcionário público contra a administração pública, porém, a conduta da concussão requer uma intimidação por meio de uma exigência já a corrupção passiva necessita apenas de uma solicitação ou recebimento. 

A diferença entre concussão e exercício arbitrário das próprias razões: A concussão é crime contra a administração pública já o exercício arbitrário das próprias razões é um crime contra a administração da justiça. O primeiro deve ser praticado por funcionário público já o segundo pode ser praticado por qualquer pessoa. Naquela a vantagem é indevida já em relação a essa a vantagem é devida. 

A diferença entre corrupção passiva e exercício arbitrário das próprias razões: A corrupção passiva é crime contra a administração pública já o exercício arbitrário das próprias razões é um crime contra a administração da justiça. O primeiro deve ser praticado por funcionário público já o segundo pode ser praticado por qualquer pessoa. Naquela a vantagem é indevida já em relação a essa a vantagem é devida. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais