Buscar

O que acontece durante a extração do DNA na cozinha?

Aparentemente, é um experimento bastante comum, mas não consigo encontrar menções na internet que falem sobre. Esse "isolamento" de DNA, como é feito? São utilizados álcool etílico, sal de cozinha e detergente, mas o que acontece durante esse processo?

💡 1 Resposta

User badge image

Rosivaldo Delfino

Bom meu querido, vamos tentar explicar: essa forma de extração de DNA pode ser explicada simploriamente, assim: a membrana celular é feita de uma bicamada lipídica certo? e o DNA  encontra-se no núcleo da célua, logo vc precisa destruir a bicamada lipidica para ter acesso ao DNA, sendo assim ao lembrar da bioquimica, uma forma de retirar a membrana de uma célula, basta vc utilizar um detergente, que possui a capacidade de desfazer a ligação entre os fosfolipídeos, expondo dessa forma o nucleo da Célula e sulubilizando as proteínas. a utilização de uma solução tampão como o NaCL e aplicada principalmente para um pré tratamento das amostras bilógicas como Tecido animal e Fluidos biológicos.

A utilização do alcool etílico se faz por conta do DNA não ser solubilizado por solventes orgânicos, no entanto esse solvente irá retirar da amostra os resídúos orgânicos que tenha permanecido, e provoca uma precipitação do DNA, e quando vc pega essa amostra e centrifuga e esse DNA se peletiza, depois disso utilizando uma solução tampão pH 7,4  ressuspende esse DNA peletizado. certo?

espero ter ajudado! 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais