Buscar

Crime de responsabilidade e comum

Presidente da Republica comete um crime passional. A carama dos Deputados autoriza que seja processado. O MP oferece denuncia. Deve o STF aceitar essa denuncia?

Camara dos Deuputados autoriza processo de Impechmant do presidente da republica por crime que não seja de responsabilidade, o poder Judiciario pode anular tal decisao?

Segundo o Art 86 §4, o presidente não sera responsabilizado em seu mandato, mas pode-ra ocorrer o processeço?

💡 2 Respostas

User badge image

liana lima

SIMPOIS CRIME COMUM DO PRESIDETE CABE AO STF O JULGANMENTO.

SIM POIS O IMPEACHMANT SO EM CASO DE CRIME DE RESPONSABILIDADE.

SIM APOS O TERMINO DO SEU MANDATO.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

No que diz respeito ao primeiro questionamento, se o crime passional não tem relação com o exercício de suas funções, o STF não deverá aceitar essa denúncia. Isso porque, durante o mandato, o Presidente não pode ser responsabilizado criminalmente (irresponsabilidade penal relativa e temporária)

Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

§ 4º O Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

Portanto, durante o mandato, inquéritos e denúncias contra o Presidente por atos estranhos ao exercício de suas funções ficarão suspensos. Não há que se falar em processo nesse período.

Sobre o tema, Nathalia Masson ensina:

“O Presidente é detentor, ainda, de uma relativa e temporária irresponsabilidade penal (e não cível ou administrativa) pela prática de atos estranhos ao exercício das funções presidenciais enquanto durar o mandato.

Isso significa que ele só poderá ser responsabilizado, durante a vigência do mandato presidencial, pela prática de crimes que estão relacionados ao exercício de suas funções.

Não havendo conexão entre o crime praticado e a atividade presidencial, ou se o crime foi praticado antes do início do mandato, a responsabilização somente ocorrerá ap6s o encerramento deste (perante a Justiça Comum, já que com o término do mandato esgota-se, igualmente, o foro por prerrogativa de função).

De se notar que esta prerrogativa não é uma imunidade penal, mas sim uma imunidade temporária à persecução penal, afinal o Presidente não ficará irresponsável pelos atos não funcionais praticados no curso do mandato, somente não poderá, por tais crimes, ser responsabilizado enquanto não cessar à investidura na Presidência.” (Manual de Direito Constitucional. 4ª ed. pg. 843-844)

Quanto à possibilidade de anulação da decisão da Câmara dos Deputados que autoriza processo de Impeachment, tal anulação somente seria possível no caso de descumprimento dos requisitos formais do processo de impeachment. A título de exemplo, se a Câmara autoriza o processo sem atingir o quórum de dois terços previsto no art. 86, caput, da Constituição Federal, o STF poderá sim anular essa decisão. Diferente é o caso do Supremo se intrometer nas questões “interna corporis” do Congresso, o que em regra não é admitido pelo próprio Tribunal, conforme já manifestado em inúmeras decisões. Respeita-se, dessa forma, o Princípio da Separação de Poderes.

Art. 86. Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais