Buscar

qual o novo principio da improbidade administrativa?

💡 3 Respostas

User badge image

Rasmia Ismail Eisha

A Lei 13.650/2018 incluiu o inciso X ao artigo 11 da  Lei 8.429/1992, que conceitua os atos de improbidade que atentam contra os Princípios da Administração Pública.

A nova lei foi elaborada com a finalidade de disciplinar o processo de certificação de entidades beneficentes de assistência social, da área da saúde, especificamente o contrato de convênio (ou instrumento congênere) que deve ser celebrado entre a entidade e o SUS, previsto no inciso I do artigo 4º da Lei 12.101/2009

A comprovação dos requisitos necessários para que a entidade possa ser considerada beneficente, previstos na Lei 12.101/2009, passaram agora por maior regulamentação.

Foi definido com precisão o que significa “instrumento” congênere, que deve consistir em uma declaração do gestor local do SUS, atestando a existência de relação de prestação de serviço.

Esta declaração, passa a valer apenas para a concessão e renovação de contratos com exercício de análise até 2017, como também os ainda pendentes até a publicação da lei.

Para os processos protocolados 1º de janeiro de 2019 e com exercício de análise a partir de 2018, a declaração do gestor local não será mais aceita.

A inclusão do novo inciso na Lei de Improbidade dá maior efetividade à proibição, incluindo no rol de atos atentatórios aos Princípio da Administração Pública a transferência de recursos às entidades privadas sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere.

0
Dislike0
User badge image

Rasmia Ismail Eisha

Novo inciso da Lei de Improbidade Administrativa:

Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
[…]
X – transferir recurso a entidade privada, em razão da prestação de serviços na área de saúde sem a prévia celebração de contrato, convênio ou instrumento congênere, nos termos do parágrafo único do art. 24 da Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. (Incluído pela Lei nº 13.650, de 2018).

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não se trata de um princípio em si, mas de uma nova modalidade de improbidade administrativa. Trata-se da concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário prevista no art. 10-A da Lei 8.429/1992, incluída pela Lei Complementar 157/2016.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais