Buscar

Qual o sujeito passivo do indução á inscrição fraudulenta

💡 2 Respostas

User badge image

Julio G Pagnosi

Olá, Gabrielly!

 

Não tenho muita certeza disso, mas acredito que trate-se de um crime vago, isto é, que o sujeito passivo seria, na verdade, toda a coletividade. Digo isso porque o sistema eleitoral é uma das formas que temos de preservar a democracia e sua higidez, assim sendo, qualquer crime cometido contra ele, atingiria também todos nós indistintamente.

Obs.: Sabia que os crimes de induzir alguéma inscrever-se fraudulentamente (art. 290) e de inscrever-se fraudulentamente (art. 289) são exceções à teoria monista do crime? E mais, a pena do primeiro crime é menor que a do segundo, por mais que aquele que induz esteja, na maioria das vezes, muito mais mal intencionado que aquele que é induzido.

 

Espero ter ajudado! =]

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Há doutrina que entende que, em regra, o sujeito passivo nos crimes eleitorais é a Justiça Eleitoral, o que vale para o crime do art. 290, do Código Eleitoral. Alguns sustentam que, além da Justiça Eleitor, o próprio eleitor induzido seria sujeito passivo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais