Buscar

Qual a diferença entre direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

Qual a diferença entre direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.

💡 1 Resposta

User badge image

Julio G Pagnosi

E aí, Adriel?

 

Pra fixar, vamos usar o exemplo mais manjado de todos: a aposentadoria

1) Direito adquirido: a gente fala em direito adquirido quando preenche os requisitos necessários para que se faça jus a um direito, isto é, para adquirí-lo, como o nome indica. Ainda que a lei venha a mudar posteriormente, como você já possuía os requisitos necessários, você continuará tendo aquele direito, uma vez que o direito adquirido é preservado em nosso ordenamento (LINDB). Ex.: trabalhador que preenche os requisitos para se aposentar.

2) Ato jurídico perfeito: como o nome aponta, é aquele ato que foi praticado em observância às leis que o regulavam no momento de sua prática. Ex.: concessão de aposentadoria pelo INSS - se essa concessão observar todos os dispositivos que dizem respeito a ela, ela será um ato jurídico perfeito.

3)Coisa julgada: a gente chama de coisa julgada a matéria que foi decidida no Judiciário e alcança o estado de definitividade que é conferido pela decisão judicial, não podendo ser revista posteriormente (há exceções). Ex.: decisão judicial transitada em julgado que confere a aposentadoria a um segurado do INSS.

 

Espero ter ajudado! =]

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais