Buscar

o que se entende por neokantismo penal?

💡 1 Resposta

User badge image

Diony Pereira

O Neokantismo, diz que de fato há relação entre as duas categorias jurídico-penais. Para o modelo Neoclássico, todo tipo penal é “tipo-de-injusto”, porque descreve um fato (típico) que é proibido pelo Direito Penal. Entende-se por “injusto” a combinação de tipicidade e antijuridicidade.

Segundo a doutrina neokantista, o legislador, em primeira mão, percebe a necessidade de proibição para certa conduta, para depois estabelecer o fato como crime. Assim, ele “enxerga” primeiro a antijuridicidade, e depois, a tipicidade.

Por sua vez, o julgador, que já tem como base a lei, “enxerga” primeiro a tipicidade, e depois, a antijuridicidade. Daí o vínculo entre as categorias jurídico-penais, eis que todo o tipo é, como visto, tipo-de-injusto (comportamento tipificado e antijurídico), sendo que já foi programado, desde a elaboração da lei, como uma conduta em tese (potencialmente e normalmente) antijurídica.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais