Buscar

Radiação eletromagnética

Explique, em suas palavras, o que é radiação eletromagnética?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

É o fluxo de energia na velocidade universal da luz através do espaço livre ou através de um meio material na forma de campos elétricos e magnéticos que formam ondas eletromagnéticas como ondas de rádio , luz visível e raios gama . Em tal onda , campos elétricos e magnéticos variáveis ​​no tempo são mutuamente interligados em ângulos retos e perpendiculares à direção do movimento. Uma onda eletromagnética é caracterizada por sua intensidade e freqüência ν da variação temporal dos campos elétrico e magnético. Em termos da teoria quântica moderna , a radiação eletromagnética é o fluxo de fótons (também chamados de quanta de luz) através do espaço. Os fótons são pacotes de energia h que sempre se movem com a velocidade universal da luz.

O símbolo h é a constante de Planck , enquanto o valor de ν é o mesmo que o da freqüência da onda eletromagnética da teoria clássica. Fótons com a mesma energia h ν são todos iguais, e sua densidade numérica corresponde à intensidade da radiação. A radiação eletromagnética exibe uma infinidade de fenômenos à medida que interage com partículas carregadas em átomos , moléculase objetos maiores da matéria. Esses fenômenos, assim como as formas pelas quais a radiação eletromagnética é criada e observada, a maneira pela qual tal radiação ocorre na natureza e seus usos tecnológicos dependem de sua freqüência ν.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais