A maior rede de estudos do Brasil

Alguém tem as avaliações desse ano de sociedade e meio ambiente?


4 resposta(s)

User badge image

Andressa Balarini

Há mais de um mês

1. Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
bola_branca.gif a) Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
bola_branca.gif b) Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
bola_verde.gif c) Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
bola_branca.gif d) Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.

2. A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização do trabalho humano.
(    ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum.
(    ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações.
(    ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) V - V - V - V.
bola_branca.gif b) F - V - V - F.
bola_branca.gif c) V - F - V - V.
bola_vermelha.gif d) V - V - F - V.

3. A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
(    ) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
(    ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(    ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - F - V.
bola_verde.gif b) V - V - V - F.
bola_branca.gif c) V - F - F - F.
bola_branca.gif d) F - F - V - V.

4. Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
bola_verde.gif a) Capitalismo.
bola_branca.gif b) Industrialização.
bola_branca.gif c) Socialismo.
bola_branca.gif d) Desenvolvimento sustentável.

5. A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C.
II- O saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas.
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
bola_branca.gif a) As sentenças I e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças II e III estão corretas.
bola_branca.gif c) Somente a sentença II está correta.
bola_verde.gif d) As sentenças I e II estão corretas

6. Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
(    ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
(    ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
(    ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
(    ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) V - F - V - F - V.
bola_branca.gif b) F - V - F - V - V.
bola_verde.gif c) V - V - V - F - V.
bola_branca.gif d) V - F - V - V - F.

7. Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social. Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo.  
(    ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
(    ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
(    ) A partir do desenvolvimento das cidades surgem as profissões de metalúrgico e ourives.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - F - V.
bola_verde.gif b) V - F - V - V.
bola_branca.gif c) F - F - V - F.
bola_branca.gif d) V - V - F - F.

8. Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
bola_vermelha.gif a) Cerâmica e armas.
bola_verde.gif b) Cerâmica e roda.
bola_branca.gif c) Fornos e roda.
bola_branca.gif d) Armas e roda.

9. Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) V - V - F - V.
bola_branca.gif b) F - F - F - V.
bola_branca.gif c) F - V - V - F.
bola_branca.gif d) V - F - V - V.

10. Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - V - F - V.
bola_branca.gif b) V - F - V - F  - V.
bola_verde.gif c) V - V - F - V - V.
bola_vermelha.gif d)

V - F - V - V - F.

 

1. Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
bola_branca.gif a) Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
bola_branca.gif b) Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
bola_verde.gif c) Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
bola_branca.gif d) Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.

2. A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização do trabalho humano.
(    ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum.
(    ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações.
(    ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) V - V - V - V.
bola_branca.gif b) F - V - V - F.
bola_branca.gif c) V - F - V - V.
bola_vermelha.gif d) V - V - F - V.

3. A urbanização desordenada ocasionou diversos impactos sobre o meio ambiente, entre eles o desmatamento, impermeabilização do solo etc. A respeito dos impactos que a urbanização ocasiona aos ecossistemas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Ocasionou a redução do hábitat de muitas espécies animais, inclusive daquelas responsáveis pela polinização de plantas.
(    ) A destruição de áreas de mangue acaba por comprometer a reprodução de muitas espécies de animais, uma vez que esta área é considerada o berço da vida marinha.
(    ) A redução do tamanho dos espaços naturais coloca em perigo as populações de espécies animais de grande porte, que necessitam de grandes áreas para sobreviver.
(    ) A alteração no regime hidrológico não pode ser considerada um impacto sobre o ecossistema, visto que este regime pouca relação tem com o processo de urbanização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - F - V.
bola_verde.gif b) V - V - V - F.
bola_branca.gif c) V - F - F - F.
bola_branca.gif d) F - F - V - V.

4. Ao colonizarem o Brasil, os portugueses extraíram todos os recursos naturais da então colônia de forma extrativista. Entretanto, essa cultura permanece até hoje. Qual o modelo econômico adotado no Brasil que reforça essa cultura extrativista?
bola_verde.gif a) Capitalismo.
bola_branca.gif b) Industrialização.
bola_branca.gif c) Socialismo.
bola_branca.gif d) Desenvolvimento sustentável.

5. A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:

I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C.
II- O saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas.
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
bola_branca.gif a) As sentenças I e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças II e III estão corretas.
bola_branca.gif c) Somente a sentença II está correta.
bola_verde.gif d) As sentenças I e II estão corretas

6. Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
(    ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
(    ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
(    ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
(    ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) V - F - V - F - V.
bola_branca.gif b) F - V - F - V - V.
bola_verde.gif c) V - V - V - F - V.
bola_branca.gif d) V - F - V - V - F.

7. Após a Revolução Neolítica e a consequente adoção do sedentarismo, surgem as primeiras cidades a partir das primeiras aldeias, territórios onde foram construídas as primeiras habitações sólidas. A evolução da cultura urbana teve seu impacto para o meio ambiente. A falta de cuidados sanitários nos povoados teve consequências graves, principalmente na Idade Média. Mais uma vez se vê que o caos ambiental culmina com o caos social. Com relação a esses aglomerados humanos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) As primeiras aldeias ou vilas humanas surgiram da necessidade da existência de centros de troca de produtos e da diversificação dos bens de consumo.  
(    ) Escavações realizadas demonstram que as primeiras cidades eram construídas em torno de um templo, onde o deus Sol era reverenciado.
(    ) Um fator primordial para a fundação das primeiras cidades foi o desenvolvimento de uma tecnologia eficiente de irrigação.
(    ) A partir do desenvolvimento das cidades surgem as profissões de metalúrgico e ourives.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - F - V.
bola_verde.gif b) V - F - V - V.
bola_branca.gif c) F - F - V - F.
bola_branca.gif d) V - V - F - F.

8. Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
bola_vermelha.gif a) Cerâmica e armas.
bola_verde.gif b) Cerâmica e roda.
bola_branca.gif c) Fornos e roda.
bola_branca.gif d) Armas e roda.

9. Durante o processo de fixação das aldeias e comunidades próximas aos locais de cultivo, o ambiente natural sofreu profundas modificações. É nesse período que surgiram também os primeiros aglomerados humanos, que precisava dar vazão ao excedente agrícola produzido. Dentro deste contexto, e com relação às alterações nos ecossistemas naturais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A urbanização ocorreu preferencialmente em terras férteis, próximas a rios e vales. A construção de diques e reservatórios era uma prática comum a este tempo.
(    ) A transformação dos leitos dos rios mudou características essenciais para a manutenção desses ecossistemas. O que antes era um rio de corredeiras, passou a ser lêntico, influenciando sobre a qualidade de água.
(    ) O uso de tecnologias favoreceu a ampliação das populações, e, no que tange à exploração dos recursos hídricos, entende-se que os rios passaram a "trabalhar" para o homem e a comunidade de entorno, mas não foram decisivos para seu estabelecimento.
(    ) O assentamento das cidades, o uso contínuo dos recursos da terra e a utilização de novas tecnologias, foram fatores preponderantes para o esgotamento do meio ambiente a níveis insustentáveis, observado muitos anos depois.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) V - V - F - V.
bola_branca.gif b) F - F - F - V.
bola_branca.gif c) F - V - V - F.
bola_branca.gif d) V - F - V - V.

10. Na Revolução Neolítica, o gênero homem mudou radicalmente o seu modo de vida, passando de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que utilizava a terra de maneira intensiva, fixando assim as suas raízes. Portanto, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam sobremaneira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O termo Revolução Agrícola justificou-se pelo impacto desta nova forma de vida na história do homem e do meio ambiente.
(    ) Atribuiu-se ao Crescente Fértil, uma região do Oriente Médio irrigada pelos rios Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo, o berço da primeira explosão demográfica humana.
(    ) A prática da agricultura fixou o homem em definitivo ao solo, em um período inicial no qual ela apenas estabelece uma alternância entre períodos de coleta/cultivo e criação de rebanhos/caça.
(    ) Transumância é um termo usado para designar o fenômeno de deslocamento sazonal de rebanhos para áreas com mais recursos.
(    ) Durante algumas centenas de anos, a humanidade desenvolveu-se num regime de seminomadismo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - V - F - V.
bola_branca.gif b) V - F - V - F  - V.
bola_verde.gif c) V - V - F - V - V.
bola_vermelha.gif d)

V - F - V - V - F.

 

User badge image

Andressa Balarini

Há mais de um mês

As questões ambientais passaram a fazer parte do cenário brasileiro devido às problemáticas ambientais. Praticamente não havia políticas públicas voltadas para o meio ambiente no Brasil, fazendo-se necessário e urgente o seu fortalecimento. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o momento em que foram criadas importantes estruturas públicas de regulação das políticas públicas ambientais no Brasil:
bola_branca.gif a) Foi a partir da terceira reunião, a Rio+10, em Joanesburgo, África do Sul, em 2002, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
bola_verde.gif b) Foi a partir da primeira reunião em Estocolmo, Suécia, em junho de 1972, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
bola_branca.gif c) Foi a partir da primeira reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.
bola_branca.gif d) Foi a partir da segunda reunião no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992, quando foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano.

2. A história conhecida da passagem humana sobre a Terra mostra que a relação homem X natureza estreitou-se há aproximadamente 10 a 12 mil anos, na Revolução Neolítica. Nesse período, o gênero humano mudou radicalmente o seu modo de vida. Esta mudança compreendeu basicamente a passagem de uma economia baseada na coleta e caça de animais para uma economia que passou a utilizar a terra de maneira intensiva, muitas vezes, para além da sua capacidade de renovação. Com relação aos eventos ocorridos nesse período, analise as sentenças a seguir:

I- Quando comunidades nômades passaram a se fixar em locais estabelecidos, dedicaram-se à prática da agricultura e da pecuária.
II- Na constante migração desse período, os humanos iam se apropriando dos recursos e migrando à medida que escasseavam.
III- O processo de sedentarização das comunidades humanas não se deu de maneira uniforme, pois nem todas as comunidades nômades resolveram fixar-se a um mesmo tempo.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
bola_verde.gif a) As sentenças I e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças I e II estão corretas.
bola_vermelha.gif c) As sentenças II e III estão corretas.
bola_branca.gif d) Somente a sentença II está correta.

3. A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
bola_verde.gif a) Getúlio Vargas.
bola_branca.gif b) Juscelino Kubitschek.
bola_branca.gif c) Washington Luís Pereira de Sousa.
bola_vermelha.gif d) Jânio Quadros.

4. A produção e o consumo sustentáveis são conceitos que procuram expressar compromissos e estratégias de desenvolvimento econômico nos marcos da sustentabilidade socioambiental, são elementos fundamentais e necessários ao enfrentamento das grandes questões ambientais do nosso tempo. O que é uma produção sustentável?
bola_branca.gif a) A exploração desenfreada dos recursos naturais, sem se preocupar com a disponibilidade futura desses recursos.
bola_vermelha.gif b) A sustentabilidade da indústria, perante a utilização de recursos não renováveis.
bola_verde.gif c) A utilização indefinida de um recurso renovável, sem prejudicar sua disponibilidade futura.
bola_branca.gif d) A disponibilidade de um recurso não renovável, preocupando-se apenas com o lucro gerado.

5. A responsabilidade socioambiental desempenhada pelas organizações num âmbito internacional ocorre por meio da discussão ampla de temas como direitos humanos e do trabalho, meio ambiente e sustentabilidade, que acontecem principalmente com os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas. Essas discussões se tornam fundamentais, estando dispostos em documentos da Organização das Nações Unidas e de seus organismos, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com relação aos principais documentos internacionais desenvolvidos para orientar as organizações para o desenvolvimento de práticas de responsabilidade socioambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A maioria das diretrizes e princípios sobre a sustentabilidade nasce das pesquisas e trabalhos da Organização das Nações Unidas (ONU), que é uma organização internacional formada por países que se reuniram para trabalhar pela paz e pelo desenvolvimento mundial.
(    ) As diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) têm por objetivo a concessão de poderes aos governos para exigirem das organizações o respeito aos direitos humanos, à soberania, desenvolvimento econômico local e proteção ambiental.
(    ) Estes documentos da Organização das Nações Unidas e de seus organismos, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) são aceitos mundialmente e são direcionados para o setor empresarial. As obrigações contidas neles atribuem às empresas responsabilidades na promoção e cumprimento de direitos.
(    ) Com o surgimento das diretrizes para o desenvolvimento sustentável, completa-se o ciclo nas dimensões da sustentabilidade, no qual o  meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são amplamente discutidos nos programas de responsabilidade social, atingindo seu ápice de importância e preocupação universal pela Organização das Nações Unidas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - F - V - F.
bola_verde.gif b) V - F - V - V.
bola_branca.gif c) V - V - F - V.
bola_branca.gif d) V - F - V - F.

6. Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
bola_branca.gif a) Fornos e roda.
bola_branca.gif b) Armas e roda.
bola_verde.gif c) Cerâmica e roda.
bola_branca.gif d) Cerâmica e armas.

7. Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:

(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) V - F - F - F - V.
bola_vermelha.gif b) F - V - V - F - V.
bola_branca.gif c) V - V - V - V - V.
bola_verde.gif d) V - F - V - V - F.

8. Ao chegarem ao Brasil, os portugueses trouxeram consigo jesuítas, que tinham como função a evangelização dos índios. Estes jesuítas classificaram a população ameríndia brasileira em dois grupos. Como eram denominadas essas duas tribos na visão dos jesuítas?
bola_branca.gif a) Tupis e Ticunas.
bola_branca.gif b) Xavantes e Tapuias.
bola_verde.gif c) Tupis-guaranis e Tapuias.
bola_branca.gif d) Avá-Canoeiro e Tupis-guaranis.

9. Os seres vivos possuem vários tipos de relações, ditas relações ecológicas, que podem ser benéficas ou maléficas. A manchete de um jornal brasileiro "Universitária é encontrada degolada dentro de carro no ABC Paulista" mostra uma das atitudes de brutalidade feitas pelo ser humano contra a própria espécie. Sobre o que é viver em sociedade, analise as sentenças a seguir:

I- Cooperar para o desenvolvimento e prevalência da espécie de forma igualitária.
II- Cometer assassinatos quando os demais seres da mesma espécie não correspondem às ações que acreditam ser adequadas.
III- Explorar a própria espécie quando julgar necessário, pois na sociedade cada um vive por si.
IV- Competir com a própria espécie pelos recursos e condições que necessitar.

Assinale a alternativa CORRETA:
bola_branca.gif a) As sentenças II e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças I e IV estão corretas.
bola_branca.gif c) Somente a sentença III está correta.
bola_verde.gif d) Somente a sentença I está correta.
User badge image

Andressa Balarini

Há mais de um mês

A Constituição mexicana teve um caráter pioneiro, ao ser a primeira Constituição a tratar da reforma agrária. Foi promulgada em 1917 e é considerada uma das mais modernas e liberais Cartas Magnas da América Latina, pois proclamou, com pioneirismo, os direitos do trabalhador, precedendo até mesmo a criação da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Com relação aos avanços obtidos por esse documento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A livre comunicação dos pensamentos e opiniões, pois todo o cidadão pode falar, escrever e imprimir livremente.
(    ) A expropriação de terras não cultivadas em favor dos ranchos e dos ejidos.
(    ) A fixação das relações entre capital e trabalho, como a jornada de 8 horas, regulamentação do trabalho do menor e da mulher, salários iguais para tarefas iguais.
(    ) A liberdade para expor suas opiniões, mesmo religiosas, contanto que suas manifestações não perturbem a ordem pública estabelecida em lei.
(    )  O direito de greve, organização sindical, justiça do trabalho para arbitrar os conflitos entre o capital e o trabalho.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) F - V - V - F - V.
bola_branca.gif b) V - F - V - V - F.
bola_branca.gif c) V - V - F - V - V.
bola_branca.gif d) V - F - V - F - V.

2. Até a Constituição de 1967, vários direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos foram ignorados. A própria Constituição de 1967 vedava vários direitos que constavam da Declaração. Esta Constituição terminou quando entra o Ato Institucional nº 5, que concede ao governo o direito de confiscar bens. No entanto, este ato fere um dos artigos citados da Declaração dos Direitos Humanos. Que artigo é esse?
bola_verde.gif a) O artigo que diz que a propriedade é um direito inviolável e sagrado e que ninguém pode dela ser privado.
bola_branca.gif b) O artigo que diz que ninguém pode ser inquietado pelas suas opiniões, mesmo religiosas.
bola_branca.gif c) O artigo que diz que nenhum homem pode ser acusado, preso ou detido, senão em caso determinado pela lei.
bola_branca.gif d) O artigo que diz que os homens nascem livres e assim permanecem, iguais de direitos.

3. Obedecendo a uma ordem cronológica de acontecimentos históricos, a classificação dos Direitos Humanos deu-se em gerações, sendo uma convenção que se tem adotado para ressignificar as lutas e as revoluções que precederam a Declaração de 1948, bem como documentos póstumos sobre o cenário atual. Com relação às gerações dos Direitos Humanos, classifique V para as sentenças verdadeira e F para as falsas:

(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração -  liberdade, tem como característica ser individualista, limitando o poder do Estado e defendendo o indivíduo diante do poder do soberano.
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Segunda Geração - igualdade, tem como características ser individual/estatal, em que o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 
(    ) Os Direitos Humanos de Terceira Geração - fraternidade, tem como características ser coletivo, com direitos de solidariedade, tais como paz, desenvolvimento, patrimônio, autodeterminação dos povos, comunicação e meio ambiente.
(    ) Os Direitos Humanos de Primeira Geração - liberdade, tem como característica ser individual/estatal, no qual o Estado era obrigado a interferir na economia, para evitar injustiças cometidas pelo capitalismo. 

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_verde.gif a) V - F - V - V - F.
bola_branca.gif b) V - V - V - V - V.
bola_branca.gif c) F - V - V - F - V.
bola_branca.gif d) V - F - F - F - V.

4. O histórico dos Direitos Humanos no Brasil é longo e remonta a um período bastante complicado no que diz respeito à formulação da Constituição propriamente dita. Quando promulgada, a Constituição de 1988 trouxe como princípio fundamental o valor da dignidade humana. Com referência à atual Constituição brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A atual Constituição institui instrumentos jurídicos, que podem ser acessados por qualquer cidadão na defesa de seus direitos.
(    ) A atual Constituição, que foi promulgada em 1988, partiu exclusivamente das autoridades e não teve participação popular.
(    ) A atual Constituição assiste o Direito das minorias e de grupos vulneráveis, a qual serviu de base para todas as leis destinadas à proteção desses grupos.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) V - V - F.
bola_verde.gif b) V - F - V.
bola_branca.gif c) F - F - V.
bola_branca.gif d) F - V - F.

5. A Constituição de 1891 e as reformas constitucionais de 1926, que vigoraram até 1930, tinham a finalidade de questionar as condições dos processos de industrialização. Neste período ficou estabelecido um governo provisório que ficou marcado pela Revolução de 30. Qual foi o presidente que assumiu nesse período?
bola_branca.gif a) Juscelino Kubitschek.
bola_branca.gif b) Jânio Quadros.
bola_vermelha.gif c) Washington Luís Pereira de Sousa.
bola_verde.gif d) Getúlio Vargas.

6. A Declaração Universal dos Direitos do Homem surgiu da necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária; portanto, vários acontecimentos e documentos foram propostos em decorrência dessa necessidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o documento que surgiu posteriormente à realização da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
bola_verde.gif a) Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
bola_branca.gif b) Carta Magna.
bola_branca.gif c) Revolução Russa.
bola_branca.gif d) Revolução Mexicana.

7. A Constituição de 1988 foi a oitava constituição no Brasil, que veio depois de diversas tentativas de redemocratização e depois de muitos anos de ditadura militar. Este documento elaborado é detalhado e tem como princípio o valor da dignidade humana, inovou com relação às garantias individuais, instituindo instrumentos. Com relação aos instrumentos individuais que esta Constituição de 1988 proporcionou ao cidadão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) Habeas data.
(    ) Abolição das penas de galés.
(    ) Ação civil pública.
(    ) Ação direta de inconstitucionalidade.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
bola_branca.gif a) F - V - F - F.
bola_verde.gif b) V - F - V - V.
bola_branca.gif c) F - F - V - V.
bola_branca.gif d) V - V - F - F.

8. Em seguida à Convenção de Genebra, que ocorreu na Suíça e teve como intuito tratar dos direitos das pessoas em tempos de guerra, surgiu a Constituição Mexicana, que trata de outras questões do ser humano e precedeu a criação da Organização Internacional do Trabalho. Com relação às medidas ocorridas na Constituição Mexicana, analise as sentenças a seguir:

I- Regulamentou o trabalho das mulheres e dos menores de idade.
II- Proporcionou salários iguais para tarefas iguais.
III- Limitou o uso de armas convencionais.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
bola_branca.gif a) As sentenças I e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças II e III estão corretas.
bola_branca.gif c) Somente a sentença II está correta.
bola_verde.gif d) As sentenças I e II estão corretas.

9. Depois do surgimento da primeira Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, vários países passavam por diversos conflitos e guerras. Foi a partir deste momento que se pensou em uma convenção que tratasse de melhores condições e dos direitos das pessoas durante os períodos de guerra. Esta convenção ficou conhecida como Convenção de Genebra, local onde ela aconteceu e que, posteriormente, agregou diversas questões relacionadas às condições humanitárias de pessoas que estavam submetidas a situações como as de guerra. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:

I- A terceira Convenção de Genebra trouxe as questões dos direitos e tratamento humanitário com os prisioneiros de guerra. 
II- A quarta Convenção de Genebra ocorreu no período pós-guerra, sob a coordenação da ONU (Organização das Nações Unidas).
III- Verificou-se que atualmente poucos países são signatários das Convenções de Genebra.
IV- A segunda Convenção de Genebra tratou das questões envolvidas com os conflitos marítimos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
bola_branca.gif a) As sentenças I e III estão corretas.
bola_branca.gif b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
bola_verde.gif c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
bola_branca.gif d) As sentenças I, III e IV estão corretas.

10. A Lei nº 11.340, de 2006, mais conhecida como a Lei da Maria da Penha, foi criada na tentativa de coibir a violência contra a mulher. Assim como esta, muitas outras leis foram promulgadas com o objetivo de proteger as minorias e os grupos vulneráveis, como idosos, crianças, negros, deficientes físicos, entre outros. Estas leis foram criadas com base em um documento muito importante. Que documento é esse?
bola_branca.gif a) Carta Constitucional de 1824.
bola_branca.gif b) Constituição de 1967.
bola_verde.gif c) Constituição de 1988.
bola_branca.gif d) Reforma Constitucional de 1926.

 

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes