Buscar

Qual a diferença entre Tromboflebite e TVP?

💡 6 Respostas

User badge image

Raquel Nascimento

A Trombose Venosa Profunda (TVP), conhecida como flebite ou tromboflebite profunda, é a doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias - vasos sangüíneos que levam o sangue de volta ao coração - em um local ou momento não adequados (devemos lembrar que a coagulação é um mecanismo de defesa do organismo). As veias mais comumente acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos). Os sintomas mais comuns são a inchação e a dor. 

A tromboflebite  consiste no fechamento parcial de uma veia, causada pela formação de um coágulo sanguíneo (trombo). A tromboflebite geralmente ocorre nas pernas, tornozelos ou pés, mas ela pode ocorrer em qualquer veia do organismo. Existem 2 tipos de tromboflebite:

  • Tromboflebite superficial: Neste caso o trombo apesar de ter que ser tratado, responde bem à terapia e traz menos risco de vida ao paciente;
  • Tromboflebite profunda: Neste caso o tratamento deve ser realizado com urgência para evitar que o trombo se desloque e cause sérias complicações como trombose venosa profunda ou embolia pulmonar, por exemplo.
1
Dislike0
User badge image

Renata Araújo

A tromboflebite ocorre em veias superficiais na maioria das vezes. Neste caso, o processo de trombose é intimamente relacionado com a formação do trombo.

Na TVP (Trombose Venosa Profunda), o processo se dá nas veias profundas, mais comunente, dos membros inferiores.

A maior parte das veias superficiais que desenvolvem trombose também apresentam flebite, ao contrário das veias envolvidas na TVProfunda, que pode ser assintomática e sem associação com um processo inflamatório.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anatomia.


A Tromboflebite e trombose venosa profunda são doenças cardiovasculares.

A Trombose Venosa Profunda (TVP), trata-se da formação de um trombo, causado pela coagulação do sangue no interior das veias, em um local ou momento não adequados. A doença se dá nas veias profundas, mais comumente, nos membros inferiores. Os sintomas mais comuns são dores na panturrilha, inchaço, aquecimento do local, e dores ao caminhar.

Já a tromboflebite é uma inflamação de uma ou mais veias, causada por um coágulo sanguíneo. A doença se dá nas veias superficiais mais comumente, nos membros inferiores. Os sintomas mais comuns são os mesmos da trombose, mas em uma intensidade menor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais