Buscar

Mineração de Pequeno e Medio Porte

o que e a mineração de pequeno emedio porte? caracteristicas, particularidas.

💡 1 Resposta

User badge image

Lilian guimarães

Chamamos de pequeno e médio minerador aqueles que não se incluem no ranking das grandes e gigantes do setor seja por seguimento mineral, taxa relativa de investimento financeiro e técnico ou mesmo porque estão nas suas "primeiras escavações".

Este considerável filão da nossa mineração quase sempre prefere cumprir suas demandas com consultores externos, principalmente as questões técnicas.

Importante frisar que a maior parte deste viés da industria mineral brasileira é dirigida por empresários ligados a outros setores da cadeia produtiva sendo comum que estes tenham um outro "timing" de retorno dos investimentos, cronometragem que não se verifica no setor mineral. Cabe ao consultor, que tem domínio sobre os tramites do setor, auxiliar o entendimento das empresas sobre o "timing" e as taxas de retorno financeiro da mineração, se há oportunidade de fazê-lo, claro.

Diante disso fica óbvio que por parte das empresas que requerem ou irão requerer títulos minerários serão feitos investimentos sem que haja retorno financeiro imediato, porém neste mesmo instante por parte da consultoria há. Então é necessário que consultores e empresários entendam que esta é uma via de mão dupla e que ambos estão em uma relação de mutualismo, ou seja, em interação necessária para que ambos se beneficiem reciprocamente e para benefício próprio de cada um dos envolvidos.

Ganhos envolvidos:

Do lado do consultor os ganhos nessa relação envolvem o próprio ganho financeiro na forma de honorários, acréscimo de know-how e networking, além da satisfação particular de trabalhar na área de atuação que escolheu.

Mas quais são os ganhos para a outra ponta dessa relação? O que o empresário e empresa ganham com a contratação de um consultor? Por exemplo:

1 - Financeiro: O empreendedor, empresário e/ou empresa serão os principais beneficiários do comércio dos produtos da mineração criada. Bem verdade que a médio e longo prazo, não precisamos omitir isso que é fato, mas uma vez implantada (com estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira) a mineradora gerará receitas que superarão, e muito, os investimentos feitos para tal e por muitos anos, na maioria dos casos, por décadas.

- O consultor se faz importante nesse momento para que seja otimizado o uso do capital financeiro e intelectual, suprimindo tempo, etapas e gastos desnecessários.

2 - Institucional: Informação é poder.

O consultor é o técnico, é quem pode afirmar com garantias o potencial das jazidas e alguns também sobre o mercado. São nas informações que o consultor gera e apresenta que o mercado e investidores se apoiam para tomar a decisão de se juntar ao projeto/mina, assim como é nele que a empresa deverá se apoiar para decidir se avança ou recua na investida.

- Dessa forma é feito dentro das grande e gigantes do setor, onde os executivos e conselhos administrativos se apoiam no conhecimento técnico e de mercado para priorizar projetos e alinhar investimentos. É uma lição aprendida e testada com os que estão no setor a mais tempo e é sugestivo que se faça o mesmo. 

3 - Operacional: Produção e logística são assuntos complexos e sempre há mais de uma opção a ser avaliada e portanto, decisões a tomar. A colocação dos acessos, o dimensionamento das máquinas, o "layout" da indústria são fatores determinantes no sucesso ou não de uma mineradora.

- O consultor técnico tem vivência de outros casos, vive em um ambiente de discussão desses assuntos e aprende com outros do ramo também, enquanto que um profissional com perfil voltado para administração do negócio em si talvez não tenha essas características.

4 - Ambiental: A indústria da mineração gera considerável transformação no ambiente onde será ou está instalada, é também alvo de constante fiscalização e algumas vezes vítima da desinformação disseminada pela mídia cotidiana. A verdade é que se for tratada como garimpo, ou seja, tocada de qualquer maneira, dará razão a isso e pagará pelas irresponsabilidades até o custo de ser inviabilizada.   

- O consultor técnico chega nesse sentido para evitar ou implantar métodos e rotinas saudáveis ao empreendimento e ao meio ambiente para controle das transformações ambientais e até mesmo considerar o aproveitamento econômico dos materiais considerados estéreis;

É fato que um espectador externo tem uma visão panorâmica do "Todo" e assim seja capaz de fazer citações sob uma perspectiva diferenciada das já avistadas antes da decisão de contratar um consultor. É que fique claro para o Consultor Técnico que esta visada "de cima" de nada vale se não for levada em conta os detalhes e a perspectiva de quem vive o dia a dia da empresa e sabe o que envolve o cotidiano interno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais