Buscar

Pode o réu , por seu defensor, requerer Absolvição Sumária na apresentação da Resposta à Acusação, em crime de homicídio?

Pode o réu, por seu defendor, na apresentação da Resposta à Acusação, em crime de homicídio doloso, requerer a sua absolvição Sumária? Qual o prazo de oferecimento de tal resposta?

💡 6 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Pode sim, nos termos do art. 406, do CPP, pois trata-se do rito do júri. A resposta é no prazo de 10 (dez) dias, conforme estabelece o artigo, prazo identico ao da resposta à acusação no rito comum (conferir art. 396 e 396-A CPP). 

Entretanto, as teses a serem arguidas pela defesa do réu devem ser as constantes do art. 415, do CPP, ou seja,  provada a inexistência do fato, provado não ser ele autor ou partícipe do fato, o fato não constituir infração penal, demonstrada causa de isenção de pena ou de exclusão do crime.

Sendo assim, é direito do réu apresentar Resposta à Acusação, no prazo de 10 dias, nos termos do art. 406, do CPP, de modo a tentar sua absolvição sumária.

Espero ter ajudado, embora já decorridos 16 dias desde a pergunta.

2
Dislike0
User badge image

May Francisco

Ajudou sim! Muito obrigada :)

0
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

Por nada.....
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais