Buscar

raciocinio lógico


Após uma longa temporada fora do país, Marcela Ferraz precisou retornar ao Brasil com o desafio de assumir a gestão da empresa da família após o afastamento do seu pai por motivos de saúde. Por conta de brevidade demandada para o inicio a sua atuação na empresa, a jovem optou por iniciar o planejamento de suas ações ainda durante o voo. Nesse sentido, precisaria identificar, através das informações que recebeu por e-mail, o nome dos colaboradores que são exclusivamente do setor de tecnologia e o nome dos consultores organização. Portanto, seu ponto de partida foram os seguintes registros:

Registro 1: Seis funcionários da empresa, sendo dois do setor de atendimento e quatro do setor de tecnologia, estão escalados para trabalhar em três datas críticas do mês de dezembro. Dessa forma, o planejamento para os plantões de trabalho nas manhãs dos dias 24, 25 e 31 de dezembro está previsto da seguinte maneira:

 

24 de Dezembro25 de Dezembro31 de Dezembro
CecíliaRodrigoSara
BárbaraCecíliaBárbara
JulianaFernandoRodrigo

 

Definiu-se que a cada plantão estarão atuando dois funcionários do setor de tecnologia e um profissional do setor de atendimento.

 

Registro 2: Nosso departamento de atendimento ao cliente conta com dois gerentes e três consultores que se organizam em três equipes para atendimento personalizado dos clientes. Assim, as equipes de trabalho contam sempre com um gerente e dois consultores organizados da seguinte forma:

Equipe Orla: Amauri, Beto e Carol.

Equipe Centro: Carol, Dinorá e Edson.

Equipe Região Metropolitana: Amauri, Beto e Edson.

 

1. Leia(m) atentamente os registros apresentados na situação problema.

2. Considerando o primeiro registro e que Fernando faz parte do quadro de colaboradores do setor de tecnologia, pode-se concluir que o (a) outro (a) colaborador (a) desse setor aparece na alternativa:

(a) Sara

(b) Cecília

(c) Juliana

(d) Bárbara

(e) Rodrigo

3. Considerando o segundo registro, pode-se concluir que a alternativa correta é:

(a) Beto é gerente

(b) Amauri é consultor

(c) Dinorá é consultora

(d) Carol é gerente


💡 1 Resposta

User badge image

Victor Luis

Boa tarde, Oliveira! Eu sou Mestre em Lógica e Filosofia da Linguagem pela PUC-RIO, vou tentar te auxiliar com a resolução das duas questões da maneira mais didática possível.

Questão 1

Na primeira parte, nós temos seis funcionários: Cecília, Bárbara, Juliana, Rodrigo, Fernando e Sara. Para chegar à resposta, nós precisamos usar três informações que estão no enunciado:

Informação 1: O Fernando é do setor de tecnologia, e não do de atendimento (enunciado da primeira pergunta).

Informação 2: Em todos os dias nós temos dois funcionário do setor de tecnologia e um do de atendimento (informação dada logo abaixo da primeira lista).

Informação 3: Se uma pessoa do atendimento comparece em algum dia, as outras duas necessariamente são do setor de tecnologia (já que, de acordo com a informação 2, todo dias nós temos uma pessoa da tecnologia e duas do atendimento).

Essas três informações já são suficientes pra chegarmos à resposta por um raciocínio puramente lógico! Nós sabemos que o Fernando é da tecnologia e, portanto, que uma das outras duas pessoas do dia 25 (Rodrigo e Cecília) é do atendimento. Nós também sabemos que em todos os dias alguém do atendimento precisa aparecer, e que as outras duas pessoas necessariamente vão ser da tecnologia. Portanto, basta nós verificarmos se, dadas essas informações, alguma das pessoas listadas precisa ser da tecnologia, independentemente de quem for a pessoa do setor de atendimento que está no dia 25.

O raciocínio pode ser construído da seguinte forma:

1. Ou a Cecília ou o Rodrigo são do setor de atendimento, já que os dois foram juntos com o Fernando no dia 25 e o Fernando é da tecnologia.

2. Se a Cecília for do atendimento, a Bárbara e a Juliana são da tecnologia, já que todas vieram no dia 24 e só tem uma pessoa do atendimento por dia.

3. Se o Rodrigo for do atendimento, a Bárbara e a Sara são da tecnologia, já que todos vieram no dia 31 e só tem uma pessoa do atendimento por dia.

4. Nós sabemos que ou a Cecília ou o Rodrigo necessariamentesão do atendimento e que, independentemente de qual deles for do atendimento, a Bárbara precisará ser da tecnologia. Portanto, a Bárbara necessariamente é da tecnologia!

4.1: Em termos um poucos mais precisos: Se o Rodrigo for do atendimento, a Bárbara é da tecnologia. Se a Cecília for do atendimento, a Bárbara é da tecnologia. Nós sabemos que ou o Rodrigo ou a Cecília são do atendimento. Portanto, independentemente de qual dos dois efetivamente for do atendimento, a Bárbara sempre será da tecnologia.

Em lógica formal, o raciocínio seria apresentado da seguinte forma:

Premissa 1: R ou C
Premissa 1: Se R, então B
Premissa 3: Se C, então B
Conclusão: B

Caso você queira mais informações (um pouco mais técnicas) sobre esse tipo específico de inferência, ela é conhecida como "eliminação da disjunção": https://pt.wikipedia.org/wiki/Elimina%C3%A7%C3%A3o_da_disjun%C3%A7%C3%A3o

Resposta: (d) Bárbara

Questão 2

Você não esqueceu alguma informação/alternativa na segunda questão? Porque, salvo melhor juízo, creio que não haja alternativa correta; tanto a (a) quanto a (b) são possíveis, mas nenhuma é logicamente necessária ou se segue só do enunciado e das informações apresentadas.

Nós não podemos mais usar disjunções porque não temos nenhuma informação específica sobre as pessoas (como a informação que nós tivemos na questão 1 sobre o Fernando). Apesar disso, nós podemos obter algumas conclusões específicas usando as informações dadas:

Funcionários: Amauri, Beto, Carol, Dinorá e Edson.

Informação 1: Todo dias nós temos um gerente e dois consultores.

Informação 2: Dois dos funcionários são gerentes, e três são consultores.

Raciocínio:

1. Se a Carol for gerente, a Dinorá, o Edson, o Amauri e o Beto serão consultores, já que todos aparecem nos mesmos grupos que a Carol (Orla e Centro). Como só três funcionários podem ser consultores, a Carol não pode ser gerente e, portanto, a Carol é uma consultora (portanto, a (d) é falsa);

2. Se o Edson for gerente, a Dinorá, a Carol, o Amauri e o Beto serão consultores e, com o mesmo raciocínio do ponto 1, nós chegamos à conclusão que o Edson só pode ser consultor;

3. A Carol e o Edson aparecem junto com a Dinorá e, como a Carol e o Edson são consultores, a Dinorá precisa ser gerente (portanto, a (c) é falsa);

Nisso nós chegamos à seguinte conclusão: Dinorá é gerente, Carol e Edson são consultores.

E eis o problema: Tanto se o Amauri for gerente e o Beto for consultor quanto se Beto for gerente e Amauri for consultor nós teremos exatamente a situação exigida pela questão!

Pra ilustrar, suponha que Amauri seja o gerente e Beto o consultor que falta. Então a lista fica assim:

Equipe Orla: Amauri (gerente), Beto (consultor), Carol (consultora)
Equipe Centro: Carol (consultora), Dinorá (gerente), Edson (consultor)
Equipe Metropolitana: Amauri (gerente), Beto (consultor), Edson (consultor)

Neste caso, nós temos três consultores (Beto, Edson e Carol) e dois gerentes (Dinorá, Amauri), sendo que em todo equipe há um gerente e dois consultores, conforme o enunciado exigia.

Suponha agora que Beto seja o gerente e Amauri o consultor:

Equipe Orla: Amauri (consultor), Beto (gerente), Carol (consultora)
Equipe Centro: Carol (consultora), Dinorá (gerente), Edson (consultor)
Equipe Metropolitana: Amauri (consultor), Beto (gerente), Edson (consultor)

Neste caso, nós temos três consultores (Amauri, Edson e Carol) e dois gerente (Dinorá, Beto), sendo que em todo dia há um gerente e dois consultores, conforme o enunciado exigia.

Nos dois casos nós temos exatamente o que a questão exige, e não há nenhuma informação adicional que nos permita decidir entra a (a) e a (b)!

Ou seja: tanto a alternativa (a) quanto a (b) são possíveis, embora a (c) e a (d) sejam necessariamente falsas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Raciocinio logico

Av Raciocinio Logico

UVA

User badge image

Lucca Damasceno

Question Icon

Raciocinio lógico

Matemática/raciocínio Lógico

FMU

User badge image

Grissa Portela

Question Icon

RACIOCINIO LOGICO

Matemática/raciocínio Lógico

User badge image

Lara Gabriela Soares