Buscar

18) De exemplos da importância da respiração para os frutos e hortaliças, o que as reações bioquímicas podem causar?

💡 3 Respostas

User badge image

Jorgea Tania

A atmosfera modificada e/ou controlada pode reduzir o consumo de oxigênio e a produção de CO2. A redução do O2 e/ou elevação do CO2 para reduzir a taxa respiratória de frutas e vegetais minimamente processados tem sido reconhecida como a principal razão dos efeitos benéficos da atmosfera modificada e/ou controlada.

Porém, trata-se de simplificação, já que a deterioração pós-colheita de vegetais e frutas frescas pode ser causada por muitos fatores adicionais à taxa respiratória, que incluem: mudanças metabólicas (mudanças bioquímicas associadas com o metabolismo respiratório, biossíntese e ação do etileno e mudanças composicionais), injúrias físicas, perda de água, desordens fisiológicas e microbiológicas.

A relação entre a composição da atmosfera modificada e a velocidade de respiração ainda não está clara. A temperatura também exerce papel fundamental na respiração de vegetais, sendo que sua diminuição e estabilização (sem variações) também reduzem a taxa respiratória e atrasa o processo de senescência de frutas e hortaliças.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a esta pergunta é necessário colocar em prática nossos conhecimentos sobre Fisiologia Vegetal.A respiração ocorre no interior das células das plantas formando energia que acontece quando a plana oxida açúcares e ácidos orgânicos. Quando aumentamos a temperatura a taxa de respiração aumenta e isso pode causar a redução da vida útil das frutas e hortaliças, mas se diminuirmos a concentração de O2 e aumentarmos a de CO2 isso irá reduzir a taxa de respiração e irá conservar os alimentos a um longo prazo. A respiração também é muito importante na pigmentação, modificação dos componentes químicos e na perda da umidade. Para os frutos existem dois tipos padrões de atividade respiratória os climatéricos (apresentam aumento na produção de CO2) e o não climatérico (a respiração diminui durante o amadurecimento).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais