Buscar

Émile Durkheim pensou no processo de socialização, que consiste em:

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Lia

limitar os impulsos, os desejos e os instintos do indivíduo
0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

O processo de socialização é o que faz os indivíduos se interagirem, que é um dos fatores primordiais e essenciais para a construção de uma sociedade.

A socialização é o efeito de se tornar social. Assimila-se de hábitos culturais, aprendizado e adoção de regras de convivência. A socialização é passada de geração em geração, assim gerando a formação da sociedade que pode se desenvolver ou não. Este processo existe desde o início dos tempos, e, sendo uma comunicação verbal ou não, fez com que nossa espécie pudesse viver em bando e assim estabelecer sociedades ao longos dos séculos.


De acordo com Émile Durkheim (1858-1917), sociólogo francês, “a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta” . Isto é, o compartilhamento de conhecimento de uma geração para a outra, é também um meio de criação de sociedade, e interação de indivíduos com gostos culturais e outros em comum.

Para Durkheim, a existência de uma sociedade só é possível quando indivíduos assimilam valores, costumes e hábitos que definem a maneira de agir de acordo com o grupo social que pertencem.

Por exemplo: em um hospital, a equipe de enfermagem deve agir de maneira calma e sempre tratar o paciente da melhor forma possível. Devem ser psicologicamente preparados para lidar com surtos mentais e reações agressivas de pacientes que, por medo ou trauma, tem certas fobias ou medos mais fortes de agulhas ou coleta de amostras. Um hospital é um exemplo de sociedade empresarial, da qual indivíduos devem assimilar costumes e maneiras de agir.


Por fim, há diversos meios de socialização de acordo com a sociologia, mas o que mais Durkheim se aprofunda é no estudo de fatos sociais, que, apesar de serem individuais e independem do que cada pessoa pensa e faz, afeta em larga escala a sociedade.

Em 1895, após a publicação do “As Regras do Método Sociológico”, foi-se discutido por muito tempo a colocação de Durkheim, vários sociólogos da época e até de hoje em dia concordam com muitas posições do francês. Algumas até colocadas hoje em dia, comosua visão do suicídio. De acordo com o sociólogo, o suicídio a primeira vista pode parecer um fenômeno individual. Mas, a constatação de sua regularidade com o decorrer do tempo, fez com que o concebesse como fenômeno social, chamado de crise moral da sociedade. Pois, a cogitação de suicídio de uma pessoa além de ser uma questão de saúde, tem como grande papel, a sociedade em que vive e a adoece.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais