Buscar

Medida provisória publicada no D.O.U. de 01/12/2012 aumenta a alíquota da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Pergunta

Medida provisória publicada no D.O.U. de 01/12/2012 aumenta a alíquota da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Pergunta-se: a) Essa M. P. é válida constitucionalmente? b) A partir de quando a majoração passará a produzir efeitos? Qual o princípio constitucional tributário pertinente à hipótese? c) Caso a M.P. tivesse sido rejeitada em 20/03/2012, como deveriam ser disciplinadas as relações jurídicas que ela alcançadas?

💡 1 Resposta

User badge image

Mari Farias

a) A MP é válida constitucionalmente, diante do que dispõe o art. 62 e seu parágrafo 2º da Constituição Federal, por possuir força de Lei a partir da sua edição. O STF também atribui esse entendimento à MP, estando, portanto, garantida pelo princípio da legalidade, imposta no art. 150, I, CF.

b) O II, IE, IOF e IMPOSTO DE GUERRA e IMPOSTOS EXTRAORDINÁRIOS, terão cobrança imediata das alíquotas majoradas. O IPI respeitará o princípio da anterioridade nonagesimal. Quanto aos demais, a majoração passará a produzir seus efeitos somente no exercício seguinte e após decorridos 90 dias da publicação. Ou seja, deverão respeitar o princípio da anterioridade do exercício e o nonagesimal. É o que determina o parágrafo 2º do art. 62, em combinação com o art. 150, III, "b" e "c" e parágrafo 1º da CF.

c) Se tivesse sido rejeitada a MP em 20/03/2012, todas as relações jurídicas ocorridas antes dessa data até sua edição (ext-tunc), apenas pelas pessoas atingidas por ela, seriam mantidas, a fim de assegurar à segurança jurídica e o direito adquirido, nos termos do art. 5º, XXXVI e parágrafo 11º do art. 62, todos da CF.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais