Buscar

a tecnologia e o direito do consaumidor

💡 1 Resposta

User badge image

Julianna Multenergy

Um momento novo e delicado que vivemos no ambiente e-commerce, principalmente no que diz respeito à percepção do consumidor, é a clareza do funcionamento dos market places. Conforme conta Morais, muitas vezes esse é um quadro misterioso para o público, o qual inspira uma importante questão: consumidores e autoridades (que controlam e regulamentam o setor) estão preparados para entender a tecnologia e os novos serviços que foram possíveis em razão da tecnologia?

A situação é a seguinte: num shopping, quando o consumidor adquire um produto e eventualmente passa por algum problema com aquilo, a demanda é levada para a loja e não ao shopping em si. No e-commerce, os market places funcionam da mesma forma? Eles agem como portais que oferecem seu espaço a empresas fornecedoras de determinado catálogo. Não é a mesma coisa?

Esse quadro nos mostra que, por exemplo, o e-commerce não poder ser responsabilizado por um problema de entrega, já que a empresa responsável pelo produto é outra. No entanto, isso está claro para todos os consumidores? A comunicação de nossos sites está efetiva? São questões que, para o presidente da Abrarec, necessitam de um processo de amadurecimento ? de todas as partes ? para chegarem a uma situação de total clareza. ?O ocorrido fica claro quando falamos dos shoppings, mas não conseguimos ter essa mesma clareza quando falamos dos portais?, conta.

Fora isso, complementa Morais, ?a compreensão por parte do consumidor é o vai direcionar toda a responsabilidade também. A responsabilidade tem uma ligação muito próxima ao custo de toda a operação. Se o e-commerce se responsabilizar por tudo, por exemplo, isso terá um custo agregado ao cliente e é bom para ele saber exatamente quem é o seu fornecedor, contra quem ele deve dirigir uma reclamação?.

A solução mais efetiva para essa situação ? e que já vem sendo aplicada por algumas empresas ? é investir numa comunicação mais clara, precisa e transparente, que indique a natureza dos negócios. Dessa forma, o consumidor terá condições de exigir de cada companhia sua respectiva responsabilidade. ?São evoluções?, acredita Morais, ?nós ainda vamos passar por um período de experimentação?.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais