Buscar

Nos crimes de ação pública, se o MP opinar pela absolvição do acusado, o juiz poderá proferir sentença condenatória?

💡 2 Respostas

User badge image

Marcélle de Lima

Olá, boa noite! Inicialmente cabe dizer que o Código de Processo Penalé da década de 40, ao passo que a Constituição foi promulgada em 1988.

O Código de Processo Penal em seu artigo 385, determina que o juiz pode sim proferir sentença condenatória mesmo quando o MP opnar pela absolvição do réu.

Contudo, sabe-se que a Constituição adotou o sistema acusatório, no qual há vários uma clara deliminitação entre as partes da relaçao jurídico processual, ou seja, o MP é a acusação, o réu é quem se defende o juiz julga.

Portanto, o juízo estaria agindo como acusação se julgar contrariamente ao parecer da MP que é quem acusa.

Deste feita, salienta-se que grande parte da doutrina manifesta-se pela não recepção do artigo 385 do CPP, pela Constituição de 1988.

Espero ter ajudado. Abraços!

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Se nos autos do processo tiver provas suficientes para a condenação, mesmo que o Ministério Público opine pela absolvição o juiz poderá condenar conforme o artigo 385 do Código de Processo Penal:  "Nos crimes de ação pública, o juiz poderá proferir sentença condenatória, ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais