Buscar

Como se divide bens de homem que casou com uma viúva com dois filhos do primeiro casamento, sendo que casou em regime de separação de bens?

💡 5 Respostas

User badge image

Maria Clara

Os filhos eram dele?

Patrimônio deverá ser dividido em dois grupos: os bens que o casal adquiriu durante o casamento, denominados “bens comuns”; e os bens exclusivos do homem, adquiridos antes do casamento, bem como os que foram obtidos como herança ou doação, denominados “bens particulares”.

Sobre os bens comuns, a esposa receberá 50%. Os filhos dividirão a “herança”, já retirada a parte da viuva, em igual porção (1/2 para cada filho).

Já em relação aos bens particulares, a herança deverá ser dividida em três partes iguais, entre o cônjuge e os descendentes. 

0
Dislike0
User badge image

ricardo haddad

Olá Maria Clara. Então. A mulher casou duas vezes. No primeiro casamento teve dois filhos, ficou viúva. Casou novamente e teve três filhos sendo que no segundo casamento o regime Separação de bens em 1981. O patrimônio em questão é uma casa adquirida pelo segundo marido antes do casamento.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No casamento com separação total de bens, nenhum bem é comum ao casal. Mas, mesmo assim, a lei interpreta a viúva como herdeira (não meeira).


Então, caso o homem possua filhos registrados, a viúva deve concorrer aos bens na condição de herdeira junto com os filhos do homem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais