Buscar

disserte sobre a teoria da recepção, cite exemplos

Respostas

User badge image

Gabrielli Kzaes

1 TEORIA DA RECEPÇÃO (referente a normas infraconstitucionais)

         As relações jurídicas continuam valendo, mas serão regidas à luz da nova Constituição.

         Só recepciona estrutura normativa com a nova ordem estabelecida.

         Conflitos de sucessão de leis no tempo [justificativa].

    OBS: Conflito ou incompatibilidade entre a lei infraconstitucional anterior e a nova Constituição é de natureza temporal, portanto, resolve-se no plano da vigência da lei e a sua consequência é a revogação.

                 Quando o conflito ou a incompatibilidade entre a lei infraconstitucional anterior e a nova Constituição é de natureza hierárquica, ele se resolve no plano da validade da lei e a sua consequência é a declaração de inconstitucionalidade superdeniente.

        OBS2: O Supremo Tribunal Federal não admite que se controle a constitucionalidade de lei ou ato normativo produzido anteriormente a 5 de Outubro de 1988.

                   Exceção: A ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) permite que se controle a constitucionalidade de lei ou ato normativo produzido antes da entrada em vigor da Constituição de 1988.

    OBS3: Tipos de conflito ou incompatibilidade: Incompatibilidade material (Impede a recepção. Quando o dispositivo daquela civilização entra em choque com o conteúdo da constituição), Incompatibilidade formal (Não impede e restrição. Um conflito relativo a forma de produção, ao processo legislativo de criação do ato normativo). 

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Recepção é o mecanismo por meio do qual se afere se um ato normativo anterior à Constituição é ou não compatível com a atual ordem constitucional. Quanto a esses atos não cabe controle de constitucionalidade. Quando o ato for compatível, diz-se que foi recepcionado pela nova constituição; Quando incompatível, diz-se que o ato foi revogado pela nova ordem constitucional.

A análise dos atos normativos anteriores à Constituição vigente se dá, em sede de controle concentrado, por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que encontra amparo no art. 102, §1º, CF e na Lei 9882/99.

Exemplo famoso de não recepção ocorreu no Julgamento da ADPF 130, julgada em 2009: O STF não recepcionou uma série de artigos da Lei de Imprensa. Na ADPF 156, julgada em 2011, a Corte não recepcionou o art. 636, §1º, CLT:

Art. 636. Os recursos devem ser interpostos no prazo de 10 (dez) dias, contados do recebimento da notificação, perante autoridade que houver imposto a multa, a qual, depois de os informar encaminhá-los-á à autoridade de instância superior.

§ 1º - O recurso só terá seguimento se o interessado o instruir com a prova do depósito da multa.

2
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina