Buscar

descreva as características estruturais de uma célula eucarionte

💡 4 Respostas

User badge image

Daniel Guerreiro

Uma célula eucarionte tem um núcleo verdadeiro ligado à membrana celular e possui outras organelas membranosas que permitem a compartimentalização dasfunções. ... A partir dessa estrutura, as células podem dar maior proteção ao seu material genético além de tornar possível uma maior especialização celular.

1
Dislike0
User badge image

Gabriella Nogueira

Os niveis de organização das Células Eucariotas

Neste grupo encontram-se:

  • Células Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas um grande vacúolo central)
  • Células Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vários pequenos vacúolos)
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 As células eucariontes tem uma maior estrutura e tamanho maior que uma célula procarionte. Elas possuem membrana nuclear individualizada e várias organelas, cada qual com sua função. Grande parte dos animais e plantas que estamos habituados possuem este tipo de célula, e há grandes chances das células eucariontes serem resultado de uma evolução, e aperfeiçoamento, das células procariontes, porém não é possível dizer quanto tempo teve que ter para esse aperfeiçoamento acontecer, há teorias que dizem que a adaptação ocorreu por conta do tamanho em relação ao ser vivo. Há uma diferenciação das células eucariontes entre a célula animal e a célula vegetal, onde a célula animal não possui cloroplasto e parede celular, e a célula vegetal já possui o cloroplasto e parede celular.


  Como a célula eucarionte é mais complexa que a procarionte, fazendo parte dos Reinos Protistas, Fungi, Plantae e Animalia ela possui várias organelas cada qual com sua função para o funcionamento da célula, seja para armazenar material genético ou absorver algum nutriente.

   O citoplasma é coberto pela membrana plasmática e é formado pela matriz, organelas e variados compartimentos. Apresenta em alguns casos depósitos de substâncias como gotículas lipídicas e glicogênio, e o espaço entre esses compostos são preenchidos pelo citosol. O citosol ele possui moléculas de água, íons, aminoácidos e enzimas que tem funções na síntese de carboidratos, ácidos graxos, aminoácidos e outras substâncias. Há também composto nessa estrutura monômeros de proteína que são construtores de microtúbulos e filamentos de actina. A membrana plasmática separa o citoplasma do exterior, e tem permeabilidade seletiva que faz com que tenha um equilíbrio químico da célula. 

   A partir de agora será mostrado as organelas celulares e suas funções, começando pelo núcleo, ele contém o DNA celular e controla as atividades celulares por meio dos genes, os nucléolos estão dentro do núcleo onde há a síntese dos ribossomos.

   A mitocôndria tem função de liberar energia gradualmente, a partir das moléculas de glicose e ácidos graxos, a partir disso resulta na liberação de calor e, principalmente moléculas ATP. Os vacúolos possuem na maioria das vezes em células vegetais, mas também podem aparecer em células animais, e tem a função de armazenar substâncias de excreção e nutrição, podendo variar seu tamanho.

    O leucoplasto tem função de armazenar amido a partir dos amiloplastos e proteínas a partir do proteinoplastos. Complexo de Golgi é responsável pela síntese de carboidratos, formado por estruturas achatadas e circulares.Os lisossomos são estruturas circulares, essa organela contém enzimas que podem degradar algumas substâncias, as enzimas são peptidases, nucleases e lipases, onde elas sintetizam aminoácidos, ácidos nucléicos e lipídios em sequência, a digestão ocorre dentro dos lisossomos para não prejudicar a célula já que elas funcionam em ambientes ácidos. Os peroxissomos apesar de serem parecidos e confundidos com os lisossomos, eles possuem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos

   O retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese de proteína, por ele ser uma organela bem próxima do núcleo a eficiência da síntese é maior com por conta do tempo da transmissão da comunicação entre núcleo e o retículo, já o retículo endoplasmático liso é participar da produção de moléculas de lipídios que irão compor a membrana da célula.

   Os cloroplastos têm uma pigmentação esverdeada por conta da clorofila, e são responsáveis por captar energia luminosa e a partir disso fazer a fotossíntese, que produz energia e substâncias orgânicas, e também são capazes de sintetizar aminoácidos e lipídios que são componentes de sua membrana, essa organela só está presente em células vegetais, os cromoplastos também são organelas pigmentativas que só são encontradas em células vegetais, porém são armazenados pigmentos diferentes da clorofila, ele armazena geralmente carotenoide, xantofila, licopenos entre outros pigmentos que estão relacionados com a senescência das folhas, coloração das flores e maturação dos frutos.


  Portanto, as células eucariontes por possuir uma grande variedade de organelas, se diferindo das células animais pra vegetais, isso faz com que tenha um funcionamento do organismo elaborado e organizado, podendo aproveitar mais os nutrientes que são digeridos e portanto serão absorvidos com o intuito de ter um equilíbrio na saúde do organismo. Possibilitando assim um maior desenvolvimento de uma planta ou animal, isso possibilitou a partir da adaptação a evolução dos seres vivos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais