Buscar

O empreendedorismo por necessidade deve ser incentivado em detrimento do empreendedorismo por oportunidade. PQ o empreendedorismo por oportunidade qu

Leia as seguintes afirmativas:  (1) O empreendedorismo por necessidade deve ser incentivado em detrimento do empreendedorismo por oportunidade.  PORQUE  (2) É o empreendedorismo por oportunidade que gera desenvolvimento econômico.  A respeito dessas duas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

  • A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

  • As duas afirmativas são falsas.

  • As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

  • A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.

💡 6 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Primeiramente, deve-se entender a diferença entre empreendedorismo por oportunidade e empreendedorismo por necessidade. Apesar de ambos serem fontes de geração de empregos, as causas    

  • Empreendedorismo por necessidade: é geralmente motivado pela escassez de oferta no mercado de trabalho, crise econômica no país e desemprego. Dentro desse cenário, o empreendedor vê a necessidade de abrir um negócio, podendo ser ele formal ou informal, de modo a garantir a sua subsistência. Características típicas do empreendedorismo por necessidade são: pouca inovação nos modelos de negócios, geralmente negócios relacionados com o o 3o setor, baixo investimento inicial.
  • Empreendedorismo por oportunidade : é motivado por uma oportunidade no mercado,podendo ser uma melhoria de algum produto ou serviço já existente ou na implementação de algo que irá transformar o modelo existente (disruptivo). Características típicas do empreendedorismo por oportunidade: inovação no modelo de negócio, a maioria sendo desenvolvido por mão de obra qualificada, pode estar atrelado com P&D, geralmente necessita de  maior investimento quando comparado com empreendedorismo por necessidade.

Portanto, de acordo com a definição acima, podemos inferir que na questão as afirmações são:

(1) O empreendedorismo por necessidade deve ser incentivado em detrimento do empreendedorismo por oportunidade. - A afirmação é FALSA pois, o empreendedorismo por oportunidade que deverá ser incentivado em detrimento ao empreendedorismo por necessidade.

 (2) É o empreendedorismo por oportunidade que gera desenvolvimento econômico. - A afirmação é VERDADEIRA pois, para estimular o empreendedorismo por oportunidade deve-se investir em educação, para a capacitação da mão-de-obra, investir no desenvolvimento de novas tecnologias através de Pesquisas e Desenvolvimento (P&D) e criação de linhas de crédito para o desenvolvimento de novos negócios e, consequente criação de empregos e desenvolvimento econômico.

1
Dislike0
User badge image

Cleu Gomes

As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

0
Dislike1
User badge image

Cleu Gomes

As duas afirmativas são falsas.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais