Buscar

quais as vantagens e desvantagens da dieta cetogenica é indicações e contra-indicações.

Proteína 

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriella Nogueira

VANTAGENS: 

Uma em cada três pessoas seria pré-diabética e teria dificuldade para controlar o nível de açúcar no sangue. Doença do fígado gorduroso e diabetes estão aumentando. Qual é o ponto em comum disso tudo? Resistência à insulina. A resistência à insulina está associada a um risco maior de todos os problemas de saúde descritos acima, além de doenças cardíacas e mais. Ela é associada à gordura abdominal -- a gordura que se acumula entre os órgãos – e é mais comum entre as pessoas que acima do peso ou obesas. Nossas dietas com muitos carboidratos e alimentos ultraprocessados significam que nossos índices de insulina são uma verdadeira montanha-russa – e a insulina promove o armazenamento da energia em excesso na forma de gordura. Quanto mais estamos expostos à insulina, maiores as chances de nos tornarmos resistentes a ela.

As dietas cetogênicas têm o objetivo de cortar drasticamente nosso consumo de carboidratos, bem como o de proteínas magras, que também podem elevar os níveis de insulina. A ideia é aumentar o consumo de gorduras saudáveis e combos de proteína e gordura, o que leva a respostas de insulina muito mais baixas. Em teoria, isso reduz o armazenamento de gordura e ajuda a queimar as reservas existentes – a gordura é transformada em corpos cetônicos (donde o nome dieta cetogênica), que são usados como fonte de energia. Além disso, gordura e proteínas dão sensação de maior saciedade, e você não precisa contar calorias.

 

DESVANTAGENS:

Tudo ótimo em teoria, mas há várias maneiras de abusar da receita. Várias dietas se baseiam em fatos cientificamente comprovados, mas as pessoas tendem a se agarrar às partes convenientes, abrindo mão do bom senso. As dietas cetogênicas deram origem a um sem número de sites, especialmente na comunidade dos fisiculturistas. E alguns deles me causam arrepios. Concentrar-se em gordura e proteínas leva algumas pessoas a achar que o negócio é se alimentar de bacon. Mas o bacon e outras carnes processadas são consideradas cancerígenas, por levarem a um risco mais elevado de câncer no intestino. E, já que estamos falando disso, dietas com alto teor de fibras são uma boa proteção contra o câncer no intestino e outras doenças. Já comemos muito menos que as 30 gramas diárias de fibra recomendadas – e muitas das dietas cetogênicas que vejo por aí incluem pouquíssimas fibras.

Muita gente desiste das dietas cetogênicas quando a balança não mostra grandes alterações. Será que essas pessoas estão exagerando na gordura? A ideia é comer mais gordura em relação aos seus requerimentos energéticos, não comer muita gordura. A dieta cetogênica não significa comer gordura à vontade.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os prós são:

Pode ajudar você a perder peso-

A dieta cetogênica existe desde o início de 1900 e tornou-se uma dieta muito popular para perda de peso por causa de sua capacidade de oxidar os ácidos graxos no fígado.

Pode ajudar a controlar o diabetes- Quando se trata de diabetes tipo 2, visando a causa raiz do mesmo é essencial para melhorar os níveis de insulina. Muito disso está relacionado ao tipo de alimento ingerido. Uma dieta rica em gordura e pobre em carboidratos pode ajudar os diabéticos a manter um bom nível de glicose no sangue.

Pode ajudar a curar enxaquecas crônicas- A dieta cetogênica tem sido usada há décadas como uma ferramenta terapêutica para crianças com epilepsia, e muitos desses episódios são causados por inflamação neurogênica meníngea estéril, que desencadeia a dor do nervo no cérebro.

Já os contras são:

Cetoacidose- Estudos mostram que quando a dieta keto é mantida por muito tempo, ela fará com que seu corpo produza altos níveis de ácidos no sangue. Isso pode causar indivíduos a serem hospitalizados.

Fadiga- A dieta cetogênica não é algo que deve ser feito a longo prazo. Seu corpo passa por uma fase de choque de fadiga porque a dieta ceto elimina ou reduz drasticamente os carboidratos, que o corpo se decompõe em açúcares e usa como energia.

Pedras nos rins- Vários relatórios foram indicados sobre indivíduos que estavam na dieta cetona por vários meses e desenvolveram dor abdominal e cálculos renais.

0
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais