Buscar

Considere as proposições acerca da Teoria da Imprevisão, consagrada pelo Novo Código Civil, assinalando a alternativa correta:

(I) Nos contratos de execução instantânea é possível a resolução dos pactos se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis.
(II) A aplicação da teoria da imprevisão no universo obrigacional difere daquela aplicada ao universo contratual, pois neste o resultado será sempre a revisão do pacto.
(III) A aplicação da teoria da imprevisão, tanto no universo obrigacional como no contratual, gerará a possibilidade de revisão ou resolução do pacto.
(IV) O debate a respeito dos vícios redibitórios não é estranho à aplicação da teoria da imprevisão. Estão certas as assertivas:

💡 3 Respostas

User badge image

beatriz zenor

IV

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

GABARITO: APENAS A ASSERTIVA III ESTÁ CORRETA.

Analisemos cada uma:

I) INCORRETA. Art. 478, do CC: Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.

II) INCORRETA. Arts. 478 a 480, do CC:

III) CORRETA: Arts. 478 a 480, do CC:

"Art. 478. Nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato. Os efeitos da sentença que a decretar retroagirão à data da citação.

Art. 479. A resolução poderá ser evitada, oferecendo-se o réu a modificar eqüitativamente as condições do contrato.

Art. 480. Se no contrato as obrigações couberem a apenas uma das partes, poderá ela pleitear que a sua prestação seja reduzida, ou alterado o modo de executá-la, a fim de evitar a onerosidade excessiva."

II) INCORRETA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais