Buscar

Para Alarcão (2005), novas competências são exigidas pela sociedade da informação. Podemos afirmar que nesta sociedade faz-se necessário?

💡 5 Respostas

User badge image

Marli Bel

Ter a capacidade para lidar com a informação, selecionando-a

2
Dislike0
User badge image

Katiana Mário

A Sociedade da informação em que vivemos exige competências de acesso, analise e gestão da informação oferecida. A escola tem papel fundamental na aquisição, reconhecimento e desenvolvimento dessas competências, refletindo e buscando soluções a fim de minimizar as diferenças de acesso a informação e promovendo a igualdade de oportunidades para todos, evitando a exclusão social, ou seja, a info-exclusão.

Devido às dificuldades que o cidadão comum tem em administrar a avalanche de informações, novas idéias e oportunidades, desafios e ameaças que o cercam, é necessário que um mundo tão rico em informações estimule o desenvolvimento do poder clarificador do pensamento, porque a informação quando não organizada, não se constitui em conhecimento, não é saber, e não se traduz em poder, Alarcão,2003.

É imprescindível sistematizar os conhecimentos que buscamos, pois precisamos ter noção do que procuramos e onde podemos buscar essas informações. De posse desses subsídios, é necessário interpretar, sistematizar, distinguir o que é ou não relevante, filtrar e selecionar somente aquilo que nos servirá de base para a aprendizagem.

Só o pensamento pode organizar o conhecimento. Para conhecer é preciso pensar e ao invés de uma cabeça bem cheia reclama-se uma cabeça bem feita, (Morin, 2000). E uma cabeça bem feita é aquela que é capaz de converter a informação em conhecimento pertinente. A escola precisa possibilitar o desenvolvimento da capacidade de discernir entre a informação correta ou incorreta, pertinente ou supérflua. É urgente a necessidade de desenvolvermos a habilidade de estabelecer o pensamento aliado a ação em função da informação e para isso é necessário reavaliar a maneira como as informações são repassadas e como elas são processadas pelos alunos, é preciso reaprender a aprender. Uma cabeça bem feita é aquela que é capaz de transformar a informação em conhecimento pertinente.

Neste processo de constante troca que é o ensino-aprendizagem a escola não se apresenta como a detentora do saber, más como organização que apresenta um sistema de ensino aberto pensante e flexível. Sistema aberto sobre si mesmo, e aberto a comunidade na qual está inserida, o professor neste contexto não é o único transmissor do saber e necessita se situar neste novo papel que exigirá cada vez mais dele.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para resolver este problema, devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre pedagogia.


A Sociedade da informação em que vivemos tem que ter a capacidade para lidar com a informação, exige competências de acesso, analise e gestão da informação oferecida. A escola tem papel principal na aquisição, reconhecimento e desenvolvimento dessas competências, analisando e buscando soluções a fim de diminuir as diferenças de acesso a informação e proporcionar a igualdade de oportunidades para todos, evitando a exclusão social.


Portanto, Ter a capacidade para lidar com a informação, selecionando-a.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais