Buscar

boa tarde pessoal ? gostaria de saber os cuidados e contra indicações da mobilização e da manipulação.

💡 5 Respostas

User badge image

Simone Silva

Mobilização

Existe essencialmente apenas uma precaução / contra-indicação para a mobilização articular; Essa é uma disfunção articular hipermóvel ou outro tecido instável.Dado que a mobilização conjunta mobiliza uma articulação, em outras palavras, aumenta seu movimento, então, se a articulação já é hipermóvel, ou seja, instável, então seria contra-indicado (ou pelo menos cauteloso) mobilizá-la ainda mais.Dado que a mobilização de uma articulação requer colocar uma força física no corpo, o que afeta outros tecidos adjacentes do corpo, qualquer instabilidade tecidual na região contraindicaria (ou pelo menos a precaução) realizando o tratamento de mobilização. Por exemplo, um cliente / paciente com osteoporose ou uma hérnia de disco pode não tolerar a força física necessária para realizar a técnica de mobilização.Como as mobilizações da categoria V geram mais força, as precauções e as contra-indicações são maiores para elas.

 

Manipulação

Gravidez: Nos últimos meses de gestação, pois a gravidez apresenta problemas mecânicos e funcionais. Porém, se a dor tem origem claramente definida, na coluna vertebral, não existe impedimento para a manipulação, desde que sejam tomadas as devidas precauções.

- Doença da medula espinhal ou cauda eqüina: Qualquer pressão sobre a cauda eqüina ou sobre a medula espinhal é uma verdadeira contra-indicação para qualquer forma de mobilização ou manipulação.

- Comprometimento arterial: Antes de realizar qualquer mobilização ou manipulação do pescoço, é indispensável perguntar especificamente sobre qualquer sintoma que sugira problema da artéria vertebral, particularmente vertigem ou distúrbio da visão, com a posição da cabeça. O fisioterapeuta deve rodar gentilmente o pescoço do paciente, em ambas as direções e manter por alguns segundos, para estar certo de que isto não produz sintomas, antes de tentar qualquer movimento, por mais suave que seja. 

- Doenças vertebrais: Uma classificação de causas vertebrais para dor espinhal inclui muitas desordens patológicas bem conhecidas. Freqüentemente, há um parâmetro de mudanças degenerativas básicas que é, algumas vezes, agravada por esforço ou traumas menores.

- Espondilolistese: É uma contra-indicação para a manipula’’cão forçada, porém, o tratamento é freqüentemente bem-sucedido quando dirigido à medida da dor, originada em um ponto mais alto na coluna.

- Osteoporose: Esta restrição se aplica também às condições que possam causar osteoporose, incluindo o tratamento com estilóides.

- Espondilite anquilosante e artrite reumatóide: Elas afetam os ligamentos medulares que, ocasionalmente, podem levar a uma subluxação, na coluna cervical e raramente a morte súbita.
 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Cinesioterapia.


As principais contraindicações da mobilização são:

  • Hipermobilidade;

  • Derrame articular;

  • Inflamação.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Cinesioterapia.


As principais contraindicações da mobilização são:

  • Hipermobilidade;

  • Derrame articular;

  • Inflamação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais