Buscar

relatos orais

A utilização de relatos orais (fonte oral) como método e instrumento de pesquisa histórica foi colocada em  suspeição a partir do século XVIII. Baseado em que conjuntura essa questão passou a ser levantada naquele período?

💡 1 Resposta

User badge image

Matheus Amorim

A História Oral é o trabalho de pesquisa que faz uso de fontes orais , coletadas por meios de entrevistas gravadas , em diferentes modalidades . Ela passa a ser utilizada a partir dos anos 50 com a invenção e a difusão do gravador a fita na Europa , a América do Norte e América Central por historiadores , antropólogos , cientistas políticos , sociólogos , pedagogos , teóricos da literatura , psicólogos e outros profissionais que adquirem relatos orais como fontes para a compreensão do passado , ao lado de outros documentos , como fotografias e documentos escritos .

O uso da história oral pode ser compreendido como uma metodologia , uma técnica e uma disciplina .

Porém , independente como é utilizada, é essencial que se faça uma pesquisa e o levantamento  de dados , a elaboração de roteiros e entrevistas antes de se fazer o trabalho de campo .

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais