Buscar

Quais tipos de colageno existente?

qual o exemplo de sintese anormal de colageno?

💡 3 Respostas

User badge image

Agileno Antonio Silva

 

Colágeno  é a maior classe de proteína fundamental insolúvel, presente no tecido conjuntivo.  É proveniente da matriz extracelular. Essa proteína representa 30% total de proteínas presente no corpo humano, fazendo com que seja considerada a mais presente em nosso organismo. Essa proteína é encontrada apenas em células de origem animal, não presente nos vegetais.

 

O colágeno pode desempenhar diversas funções  no corpo humano como: manter as células dos tecidos unidas e fortalece-las, responsável também pela cicatrização e/ou regeneração em caso de corte ou cirurgia, e também se acredita que é também é responsável pelo envelhecimento humano. Cada vez mais escutamos empresas de cosméticos, lançando cremes faciais à base de colágeno retirado dos bovinos, e é justamente para prevenir o envelhecimento humano.

Possuímos cerca de 20 tipos de cadeias combinadas para produzir diferentes tipos de colágenos, algumas delas são:

Colágeno Tipo I: é o tipo encontrado mais comum, geralmente são encontrados em locais que resistem grandes tensões como, por exemplo, nos tendões, derme da pele, nos ossos e até mesmo na córnea. Este tipo forma fibras e feixes de colágeno.

Colágeno Tipo II: esse tipo de colágeno é encontrado em locais que resiste a grandes pressões, cartilagem elástica e hialina, discos vertebrais e nos olhos.  Sua síntese ocorre no condroblasto. Morfologicamente não é possui distinguir do colágeno Tipo I.

Colágeno Tipo III: Abundando no tecido conjuntivo frouxo, é encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, nos músculos dos intestinos, fígado, no útero. Constitui as fibras reticulares.

Colágeno Tipo IV: Esse tipo não se associa em fibrilas, tem a função de sustentação e filtração. Presente nos rins, na lâmina basal e na cápsula do cristalino.

Colágeno Tipo V: Se associa ao colágeno Tipo I, presente nos locais de grandes resistência as tensões. Encontramos este colágeno nos ossos, sangue, placenta, tendões e está presente também na pele.

Colágeno Tipo VI: Presente na maioria do tecido conjuntivo. É encontrado no sangue, na placenta, discos invertebrais,na pele e também se associa ao colágeno Tipo I.

Colágeno Tipo VII: Está localizado na junção dermo-epitelial e nas células corioaminióticas.

Colágeno Tipo VIII: Presente em algumas células endoteliais, ou seja, este tipo de colágeno é endotélio.

Colágeno Tipo IX: Este colágeno se interage com o Tipo II, é encontrado na cartilagem, na retina e na córnea. Sua função é manter as células unidas dando resistência a pressão.

Colágeno Tipo X: É encontrado nas cartilagens hipertróficas em mineralização.

Colágeno Tipo XI: Este colágeno interage com os Tipos II e XI. È encontrado na cartilagem e nos discos invertebrais.

Colágeno Tipo XII: É encontrado em locais onde são submetidos a altas tensões como nos tendões e nos ligamentos e se interage com os Tipos I e III.

Colágeno Tipo XIII: Também se associa aos Tipos I e III e é encontrado abundantemente como proteínas associada a membrana celular e nas células endoteliais.

Colágeno Tipo XIV: Este tipo de colágeno é encontrado na pele e no tendão.

Colágeno Tipo XV: Encontrado nas células do músculo liso e nos fibroblastos.

Colágeno Tipo XVI: Encontrado nas invaginações da derme para epiderme e nos fibroblastos.

Colágeno Tipo XVII: Abundante na junção dermo-epidermal.

Colágeno Tipo XVIII: Este tipo é encontrado facilmente em tecidos com alto índice de vascularização.

Colágeno Tipo XIX: Encontrado apenas em células tumorais.

Várias fibras de colágeno formam o que chamamos de cartilagem hialina, visível apenas em microscopia eletrônica, essas fibras de colágeno formam o primeiro esqueleto do embrião. Encontramos essas fibras na traqueia, brônquios e fossas nasais.

O colágeno pode também formar fibrilas responsáveis pela formação de ossos, tendões, derme e dentinas. Essas fibrilas ocorrem devido as associação dos colágenos do tipo I, II, III, V e IX.

Referências Bibliográficas:
Texto:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000400016&script=sci_arttext
http://www.biologia.ufc.br/backup/docentes/IzabelGallao/Grad/Matriz.Extracelular.pdf
http://www.maxway.com.br/maxway/essence/kollagen-3.htm
http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1767788-que-%C3%A9-colageno/
http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/1453/colageno-a-molecula-de-multiplas-funcoe

Fotos:
http://nutrivida-saude.blogspot.com/
http://antares.ucpel.tche.br/atlas/histologia/

 

 

 

Fonte : http://www.infoescola.com/histologia/colageno/   

4
Dislike0
User badge image

Ana Carla Nascimento

Até o presente já foram identificados 14 tipos diferentes de colágeno no corpo de mamíferos. Destes, quatro - numerados de I a IV - são os mais conhecidos. Eles diferem entre si pela fórmula química, pelo modo de associação entre suas moléculas, pelas funções que desempenham e pelas doenças que a sua má-formação e a sua produção excessiva ou insuficiente podem causar. O colágeno I é o mais abundante e está presente na pele, nos ossos, nos dentes e nos tendões. Apresenta-se sob forma de fibras grossas, sendo por isso o mais resistente a tensões.

O colágeno II é encontrado nas cartilagens e produzido pelas células cartilaginosas. Como não forma fibras, só é visível com microscópio eletrônico. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando a forma primitiva quando a pressão cessa. Torna-se, assim, uma espécie de mola muito importante, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar todo peso do corpo. Nas pessoas obesas, ele frequentemente se desgasta, o que causa problemas de locomoção.

O colágeno III é constituído por fibras nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. É produzido pelas células musculares e outros tipos de células. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável, como intestino, útero e nas artérias.

O colágeno IV é formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas, mas prendem-se umas as outras pelas extremidades, formando uma rede semelhante a uma tela de arames. Ele se associa a várias moléculas não fibrosas da matriz extracelular e forma uma membrana contínua que separa certos tecidos. Em certas regiões desempenha o papel de filtro. Isto é bem evidente nos rins, onde filtra a urina a partir do sangue. É produzido pelas células epiteliais, musculares e pelas células dos capilares sanguíneos. Vê-se, portanto, que a família dos colágenos tem várias funções e que suas moléculas se dispõem de diferentes maneiras, de acordo com a função a ser desempenhada. Há fortes evidências de que estas moléculas foram modificadas durante a evolução dos seres multicelulares e se adaptaram gradualmente a várias funções que surgiram nesse processo.

A produção de colágeno é o resultado de uma complexa sequência de eventos bioquímicos no interior das células, seguidos por outros fora delas. Esta sequência de eventos explica como é possível haver uma grande variedade de moléculas de colágeno. Explica também porque várias doenças decorrem da síntese defeituosa destas moléculas, pois quanto maior o número de etapas necessárias, maior a probabilidade de defeitos.

Algumas dessas doenças já são desconhecidas, e é muito provável que seu número aumente consideravelmente no futuro, seja porque ocorreram em outros tipos de colágeno, seja porque envolverão mais etapas da síntese dos tipos já conhecidos.

Além da produção de moléculas defeituosas, outras causas de doenças é a produção diminuída ou exagerada de colágeno. A síndrome de Ehler Danlos é um exemplo de produção diminuída do colágeno I. A pele dos pacientes fica fina e friável, rasgando-se facilmente, e os ligamentos das articulações são frouxos. Numa forma benigna, ele se manifesta nas contorcionistas. Uma variante desta síndrome caracteriza-se pela falha na síntese de colágeno III. Os óbitos decorrem da ruptura das artérias e do intestino. Outro exemplo de produção defeituosa de colágeno I é a osteogênese imperfecta. Nos casos graves, o processo começa na fase intra-uterina, com fraturas nos ossos do feto, processo que se exacerba durante e logo após o parto, levando à criança a morte precoce.

A produção excessiva de colágeno do tipo I pode provocar a esclerose múltipla progressiva (EMP). A produção aumenta gradualmente, atingindo, sobretudo a pele dos membros superiores, da face e do esôfago. A quantidade produzida é tão grande que o colágeno forma uma camada dura na pele das mãos, deformando os dedos e impossibilitando seus movimentos. Quando ocorre na face, o paciente parece estar usando uma máscara, tal a dificuldade em contrair músculos faciais. 

A formação de queloides é o resultado da produção excessiva de colágeno em cicatrizes. É mais comum e intensa em negros e dificulta as cirurgias reparadoras - principalmente de queimaduras -, pois a tentativa de corrigir os queloides faz com que apareçam em maior número. 

3
Dislike0
User badge image

Agileno Antonio Silva

Muito boa a pergunta !

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais